Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 02 de Março de 2005 às 07:15
Por: Juliana Scardua

    Imprimir


Os produtores rurais de Mato Grosso obtiveram êxito na 6ª reunião extraordinária do Conselho Deliberativo (Condel) do Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FCO), na manhã de ontem, em Rio Verde-GO. De acordo com informações do presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Homero Pereira, que participou do encontro, o Condel deliberou que os produtores poderão ter até um ano de prorrogação no prazo final de vencimento dos financiamentos.

Outra sinalização da reunião trata do repasse de R$ 500 milhões do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT- Integrar) para o financiamento da comercialização da safra de milho, soja, algodão, trigo e arroz produzida pela região Centro-Oeste. As propostas do Condel serão anunciadas hoje, em Rio Verde, aos ministros da Fazenda, Antonio Palocci, de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Roberto Rodrigues, e a oito governadores, entre eles o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi.

Conforme os dados da Secretaria de Desenvolvimento do Centro-Oeste, vinculada ao Ministério da Integração, nesta safra foram liberados R$ 1,3 bilhões via o FCO. Mato Grosso e Goiás são os principais beneficiados pelos recursos, cada Estado arrebanhando 26,1% do bolo total de investimentos.

A reunião extraordinária teve o propósito de finalizar o debate da programação FCO-2005, iniciado em dezembro do ano passado, na 33ª reunião ordinária do conselho. Também participarão das discussões representantes das federações de Agricultura e Pecuária de todo o país. A expectativa é de que o evento reúna mais de três mil produtores. Para reforçar a mobilização, a Famato espera aglomerar cerca de 500 agricultores e pecuaristas de Mato Grosso na cidade goiana, especialmente dos municípios que compõem o Vale do Araguaia.

O secretário de Desenvolvimento do Centro-Oeste, Athos Magno Costa e Silva, frisa que as determinações elaboradas pelo Condel para o apoio ao setor agropecuário, que enfrenta um panorama de crise nesta safra, serão concluídas somente nesta quarta-feira, com o posicionamento oficial do governo federal.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355945/visualizar/