Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 21 de Novembro de 2012 às 14:55

    Imprimir


A sinergia entre os biocombustíveis e os combustíveis derivados de petróleo será abordada amanhã (22) pelo pesquisador da Embrapa Agroenergia, José Dilcio Rocha, durante o XIII Seminário Nacional de Petróleo e Gás Natural no Brasil: Desafios e Oportunidades. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Ação Responsável, o evento acontece a partir das 8h30, no Senado Federal, em Brasília.

Rocha tratará do conceito de biorrefinarias, que prevê a produção integrada de diversos produtos (alimentos, energia, biocombustíveis, produtos químicos etc) a partir de biomassa, tal como numa refinaria de petróleo. “O conceito de biorrefinarias ainda é muito acadêmico, mas está diretamente ligado à inovação tecnológica e precisa ser aplicado no setor produtivo. Ele permite obter uma grande variedade de produtos a partir de uma mesma matéria-prima. Isso agrega valor à biomassa e reduz o risco das empresas frente às oscilações de mercado”, explica o pesquisador.

Pode haver sinergia no processamento de matérias-primas fósseis e de renováveis, pois uma das maneiras de ampliar a utilização da biomassa é adaptar os processos que utilizam as não renováveis para passar a utilizar as renováveis ou os seus derivados. É o caso da produção de polietileno em uma indústria química brasileira, que era totalmente produzido a partir de gás natural e que agora tem parte da produção obtida a partir de etanol de cana-de-açúcar. Outra maneira de obter sinergias é processar diretamente produtos naturais em conjunto com matérias-primas fósseis, como é o caso de um processo patenteado por empresa brasileira em que óleos vegetais são misturados ao petróleo nas torres de destilação para obtenção de óleo diesel e outros derivados da matéria-prima fóssil.

De acordo com Rocha, existem quatro rotas tecnologias principais que podem ser aplicadas à biomassa: bioquímica, química, termoquímica e física. A Embrapa Agroenergia tem estudado o uso dessas plataformas também para o aproveitamento dos resíduos agrícolas, florestais, pecuários e urbanos. Além da geração de energia, eles podem ser usados para produzir materiais renováveis, insumos e intermediários para a indústria. “O potencial de utilização dos resíduos é enorme. Mas, para que esse potencial se transforme em realidade, é preciso criar base de dados de resíduos georreferenciada com informações de quantidade, qualidade, levantamento por unidades fabris e vocação regional”, destaca.

Além do técnico da Embrapa Agroenergia, o seminário contará com apresentações de parlamentares, representantes de empresas e agências reguladoras. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do instituto organizador: http://www.acaoresponsavel.org.br/acao/2012/matrizenergetica2012/22112012/forum22112012.html. O evento acontece no Auditório do Interlegis do Senado Federal, ao lado da gráfica do Senado em frente ao PRODASEN.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/35596/visualizar/