Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 01 de Março de 2005 às 15:10
Por: JOANICE DE DEUS

    Imprimir


A Coordenadoria Especializada em Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope) do Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac) da Secretaria de Estado de Saúde (Ses), numa parceria com o Hospital Geral Universitário (HGU), realiza na próxima quarta-feira (09.03), às 14 horas, no hospital, a primeira cirurgia odontológica em paciente especial. As cirurgias odontológicas em ambiente hospitalar sob sedação ou anestesia geral para pacientes especiais estão sendo viabilizadas por meio de um termo de cooperação técnica assinado entre a Secretaria de Estado de Mato Grosso (Ses) e o Hospital Universitário da Universidade de Cuiabá (Unic).

A parceria foi firmada levando em consideração a necessidade dos serviços e a demanda de pacientes. De acordo com o coordenador de Odontologia para Pacientes Especiais, Fabiano Borges, os pacientes são encaminhados pelo Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac) e há uma lista de 105 pessoas cadastradas. “Todas as cirurgias serão custeadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde)”, comentou Fabiano Borges.

Conforme Fabiano Borges, o atendimento odontológico para pacientes especiais é uma atividade que exige experiência e profissionalismo. Muitas vezes, o paciente apresenta uma saúde bucal precária, necessitando de uma intervenção mais complexa, em ambiente hospitalar, onde dispõe-se de toda a estrutura necessária para atendimento odontológico sob sedação profunda ou anestesia geral, que fica a cargo do médico anestesista da própria equipe com experiência em atendimento a pacientes especiais. “São pacientes que não conseguem fazer a higiene da boca e, muitas vezes nem ele nem a família”, observou. “Em muitos casos, apresentam dor de dente e focos de infecção, que podem resultar em outros problemas de saúde ao paciente”, acrescentou.

Visando esse atendimento especializado, a Secretaria de Estado de Saúde disponibilizará a equipe cirúrgica da coordenadoria, composta por um cirurgião especialista em odontologia estética, cirurgião buco-maxilo-facial, médico anestesiologista, instrumentador, além da equipe de apoio formada por técnicos e assistentes do Sistema Único de Saúde (SUS). A Secretaria também viabilizará equipamentos como Equipo Odontológico, Raio X, Caneta de Alta Rotação e os instrumentais.

Fabiano Borges destaca que o atendimento odontológico a este grupo de pessoas é realizado de acordo com o grau de comprometimento clínico e sistêmico do mesmo.

Porém, ele ressalta, a importância da realização de atendimento odontológico preventivo para amenizar ou evitar a realização de grandes intervenções, proporcionando melhor saúde bucal para que se tenha melhor condição clínica geral do paciente. “Nosso objetivo é usar todas as técnicas de condicionamento e evitar que o paciente vá para a anestesia geral, mas como nem sempre é possível precisamos da retaguarda hospitalar”, disse Fabiano.

Com a parceria, o Hospital Geral Universitário disponibilizará o Centro Cirúrgico e o leito de Internação Hospitalar para os pacientes encaminhados para realização das cirurgias odontológicas. Os pacientes especiais serão acomodados em leitos privativos e terão direito a um acompanhante sem custo adicional para a Secretaria de Saúde.

De acordo com o diretor da Faculdade de Odontologia da Unic, Air de Carvalho, as cirurgias (pelo menos uma por semana) serão feitas todas as quartas-feiras, no período da tarde. Além dos professores da universidade, os acadêmicos do curso de odontologia auxiliarão na realização dos procedimentos odontológicos. “Os pacientes especiais necessitam de maiores cuidados, mais tempo de atendimento e de uma equipe multi-profissional, composta por médicos, psicólogos e fonoaudiólogos, por exemplo”, comentou Air Carvalho. Segundo ele, o atendimento aos pacientes especiais já conta da estrutura curricular da universidade. O Hospital também disponibilizará os medicamentos para a realização das cirurgias e evolução pós-operatória. “Essa ação só está sendo possível na sua viabilização e execução devido ao empenho do secretário Marcos Machado em direcionar uma de suas ações na estruturação da assistência odontológica resolutiva e de acesso aos Usuários do Sistema Único de Saúde, e principalmente o acesso aos portadores de necessidades especiais”, disse o diretor Air de Carvalho.

Além disso, a equipe cirúrgica da Coordenadoria de Odontologia para Pacientes Especiais irá proporcionar todo o suporte aos pacientes durante o tempo de internação no hospital, incluindo as visitas, prescrição e evolução no pós-operatório imediato e tardio. A Ceope funciona no Centro Estadual de Referencia em Media e Alta Complexidade (Cermac) com ambulatório de “Doenças da Boca e da Face” e já recebe pacientes encaminhados pelo Cridac para a realização de consultas pré-operatórias e pré-anestésicas. O ambulatório faz parte da implementação da política estadual de prevenção e tratamento do Câncer Bucal.





Fonte: Assessoria/Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356113/visualizar/