Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 28 de Fevereiro de 2005 às 10:15
Por: Franchesca Bogo

    Imprimir


Os moradores de Várzea Grande não precisam mais acordar de madrugada e enfrentar enormes filas para conseguir atendimento médico. A Secretaria de Saúde do município implantou um sistema de agendamento que permite ao cidadão marcar sua consulta no posto de saúde mais próximo de sua residência.

Esse sistema acabou com a distribuição de senhas e, conseqüentemente, com as enormes filas que se formavam em frente ao Postão, por exemplo. “No sistema antigo, só era distribuída uma certa quantidade de senhas por especialidade, independente da quantidade de pessoas que estavam na fila”, afirmou o diretor administrativo do Centro de Especialidades (Postão), Marcelo Costa. “Muitas pessoas não conseguiam marcar suas consultas”, completou o diretor.

Segundo Marcelo Costa, este procedimento filtra os atendimentos realizados. Para marcar a consulta desejada, o cidadão precisa apresentar um comprovante de residência, mostrando que é morador de Várzea Grande. “Nós atendemos pacientes que vem de outros municípios, mas muitas vezes estes pacientes chegam aqui sem um agendamento, conturbando o atendimento aos pacientes várzea-grandenses”, afirmou o diretor.

Marcelo explicou ainda que as unidades de saúde atendem os municípios pactuados como Poconé, Nossa Senhora do Livramento e Jangada, mas que existe uma cota mensal para estes atendimentos. “Não podemos deixar de atender o trabalhador que paga impostos em Várzea Grande. Os moradores dessas cidades menores precisam se organizar e cobrar das prefeituras um atendimento médico de qualidade”, disse Costa.

Atualmente o Postão atende cerca de 600 pessoas diariamente. “Além dos pacientes agendados vindos de diversos bairros do município, nós ainda atendemos os moradores do centro”, lembrou Marcelo Costa.

O diretor disse ainda que irá implantar um sistema para que todos os pacientes, após serem atendidos, possam fazer críticas e sugestões referentes ao atendimento prestado pelos médicos e funcionários da saúde. “É necessário que haja uma relação de respeito mútuo. Nós temos compromissos com a população e não serei omisso”, finalizou Marcelo Costa.

O secretário de Saúde de Várzea Grande, Arilson Arruda, afirmou que ainda existem especialidades como neurologia, dermatologia, e oftalmologia que só prestam atendimento no Centro de Especialidades, mas que a Secretaria de Saúde já tem um projeto para descentralizar esses atendimentos, estruturando as unidades de saúde e facilitando o acesso do cidadão. “A saúde por inteiro é uma promessa assumida por mim e pelo prefeito Murilo Domingos que será cumprida”, comprometeu-se Arilson.





Fonte: Secom–VG

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356557/visualizar/