Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 26 de Fevereiro de 2005 às 16:07
Por: Alana Gandra

    Imprimir


Rio - A Usina de Angra II vai incorporar à sua equipe técnica neste fim de semana três novos engenheiros alemães para ajudar no trabalho de troca do rotor do gerador elétrico, devido a uma falha no sistema de refrigeração a água. A Eletronuclear, responsável pela administração e operação das Usinas Angra I e II, informou que a unidade já foi desligada do sistema elétrico brasileiro no último dia 19 para identificação do local de passagem de água. A tarefa precede a troca do rotor.

O chefe de Angra II, o físico nuclear Antonio Carlos Mazzaro, disse que a usina havia sido desligada no dia 30 de novembro do ano passado, após a constatação do vazamento. A partir dessa data, os técnicos fizeram vários testes para detectar o local de passagem de água e secar a máquina internamente. Durante esse processo, a máquina foi ligada e desligada algumas vezes. A última data de conexão da máquina, também como parte dos testes, ocorreu no dia 14 deste mês, precedendo novo desligamento no dia 19, para localização especifica de onde era o vazamento.

Mazzaro explicou que a primeira avaliação aponta para a retomada da operação de Angra II no início de abril. Ele disse que o serviço é demorado em função do peso e do grau de sofisticação da peça, o que exige muito cuidado. Serão necessárias ainda ferramentas, componentes e técnicos da Alemanha para executar o trabalho. A desmontagem do equipamento já foi iniciada pela equipe brasileira. Se houver necessidade de testes especiais, Mazzaro afirmou que outros técnicos alemães deverão se somar à equipe posteriormente.

O chefe de Angra II informou que o rotor é um conjunto de componentes importantes do gerador, cuja operação tem como finalidade produzir energia elétrica. O rotor pesa em torno de 180 toneladas. No processo de funcionamento normal do gerador, ele fica girando a 1.800 rotações por minuto, criando um campo eletromagnético e, em função disso, é gerada energia.

Mazzaro disse ainda que desde 30 de novembro de 2004 até a parada feita em 19 deste mês, 400 litros de água foram removidos de dentro do gerador.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/357029/visualizar/