Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 26 de Fevereiro de 2005 às 14:00

    Imprimir


Cerca de 20 milhões de brasileiros deverão acertar suas contas com o Fisco entre 1º de março e 29 de abril. O número de declarações esperado pela Receita neste ano representa um recorde na História do país. No ano passado foram 18,8 milhões.

Parte desse crescimento no número de contribuintes é resultado do congelamento da tabela do Imposto de Renda, que incluiu trabalhadores antes isentos na lista daqueles obrigados a declarar, depois de receber reajustes salariais. Isso porque o salário subiu acompanhando a inflação e o limite de isenção permaneceu o mesmo. É obrigado a declarar quem teve rendimentos tributáveis (sujeito à incidência do IR) de pelo menos R$ 12.696 no ano passado.

O efeito congelamento tende a gerar também uma restituição menor para quem já pagava Imposto de Renda, pois a correção de 10% na tabela do IR só começou a vigorar em janeiro deste ano, ou seja, só terá impacto sobre a declaração do ano que vem.

Entre as novidades na declaração 2005 há um incentivo extra para que ninguém perca o prazo da declaração: a partir deste ano, o contribuinte que entregar o documento fora do prazo vai receber na hora o Darf (documento de arrecadação fiscal) com a cobrança da multa que é de no mínimo R$ 165,20 e no máximo 20% do imposto devido. E como já vem ocorrendo há alguns anos, a Receita não deve adiar o prazo de entrega dodocumento.





Fonte: Globo Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/357054/visualizar/