Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 26 de Fevereiro de 2005 às 09:15
Por: PAMELA MURAMATSU

    Imprimir


O Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas) realizou a primeira reunião do ano, nas dependências da Fundação de Promoção Social (Prosol), nesta sexta-feira (25.02). A nova diretoria apresentou-se às demais gestoras da assistência social nos Municípios e debateu, entre outros assuntos, a implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A nova diretoria é composta pela presidente Andrea Henry, primeira-dama e secretária de Ação Social de Cáceres, vice-presidente Celi Almeida, secretária de Ação Social de Várzea Grande, Secretária Geral, Renata Leitão, primeira-dama e secretária de Ação Social de Sinop. Como 1ª Secretária está a primeira-dama de Paranatinga e secretária de Ação Social, Rosilene Nascimento, na Tesouraria está a primeira-dama de Nova Marilândia e secretária de Ação Social, Marli Becker Santos e como 2ª Tesoureira está a primeira-dama e secretária de Ação Social de Pedra Preta, Mara Beatriz Freitas.

O Coegemas é um espaço onde as gestoras da assistência social nos Municípios reúnem-se e articulam as ações da área social que serão implementadas nas cidades. As reuniões do colegiado também servem para a troca de experiência e informações quanto a política de assistência social.

Além da implantação do SUAS, as secretárias de Ação Social discutirão também uma proposta de redividir os Municípios em pólos regionais. A intenção é melhorar a comunicação com as cidades menores. Outra pauta debatida foi a composição da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), que é composta por representantes do Governo do Estado e dos Municípios. Esta comissão é quem delibera as questões relativas, por exemplo, ao repasse de recursos para a área social.

A secretária Terezinha Maggi tem dado total apoio às gestoras sociais e colocou a Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania e a Prosol à disposição das secretárias para o compartilhamento de tarefas e para a integração de projetos na área social com a geração de emprego e renda. “A porta de entrada das famílias carentes é a assistência social, mas a de saída tem que ser a de emprego e renda. O Estado e o Município devem caminhar juntos na área social, um complementando a ação do outro. Só desta forma combateremos o assistencialismo e colocaremos em prática a inclusão social verdadeira do cidadão”, destacou a secretária.

A presidente do Coegemas, Andréa Henry, salientou que o colegiado buscará articular projetos integrados entre a Ação Social dos Municípios e a Setec. E citou como exemplo o trabalho social que a secretária Terezinha Maggi já vem realizando nas cidades contempladas com casas populares do programa Meu Lar, em que se busca inserir a família nos programas sociais já existentes no Município, como o PAIF, Saúde da Família e tantos outros.

O presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, José Romildo Magalhães, destacou que o Coegemas é uma das mais importantes instâncias na área social que o Estado possui e que o Conselho está de portas abertas para auxiliar os Municípios.

Nos dias 14, 15 e 16 de março a Prosol dará um treinamento aos gestores da assistência social dos Municípios com relação ao SUAS. O objetivo é capacitá-los para a aplicação do sistema e sanar dúvidas.

Estavam presentes na primeira reunião do ano do Coegemas os gestores de assistência social dos Municípios de Paranatinga, Nova Santa Helena, São José do Quatro Marcos, Alto Boa Vista, Rondonópolis, Novo São Joaquim, Sinop, Planalto da Serra, Chapada dos Guimarães, Primavera do Leste, Nova Bandeirantes, Pontal do Araguaia, Marcelândia, Vera, Pedra Preta, Guarantã do Norte, Barra do Bugres, Pontes e Lacerda, Nova Marilândia, Cáceres, Várzea Grande, Campo Verde, Nova Brasilândia, Cuiabá. Também compareceram a reunião representantes da Associação das Primeiras-Damas do Estado de Mato Grosso (APDM).





Fonte: Assessoria/Setec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/357116/visualizar/