Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 26 de Fevereiro de 2005 às 08:14

    Imprimir


Brasília - A Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas vai pedir à Fundação Nacional do Índio (Funai) e ao Ministério da Justiça que seja agilizado o processo de ampliação da área da aldeia Guarani-Kaiowá em Dourados (MS). Segundo o coordenador da Frente, deputado Eduardo Valverde (PT-RO), só o aumento da área vai resolver o problema de desnutrição entre as crianças da aldeia.

O deputado explicou que sem um território de tamanho satisfatório, os índios não conseguem plantar ou desenvolver atividades de auto-sustentação. A situação é tão crítica que, somente neste ano, quatro crianças com menos de cinco anos morreram por inanição na aldeia. A última morte, ocorrida ontem, foi de uma menina de apenas um ano.

Para Valverde, as medidas emergenciais adotadas pelo governo até agora, como a distribuição de cestas básicas, apenas amenizam o problema. "Amenizam mas não resolvem, já que a não geração de renda se deve ao fato de que a população indígena é superior ao que a reserva é capaz de produzir", afirmou o deputado, ao admitir que a ampliação da área deve enfrentar a resistência dos fazendeiros da região.

Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), cerca de 11 mil índios de diferentes etnias vivem no Mato Grosso do Sul em apenas 3,5 mil hectares de terra. No Programa de Reforma Agrária, essa área daria para assentar apenas 200 trabalhadores sem terra. O índice de mortalidade infantil no estado é de 64 por mil nascidos vivos, enquanto a média nacional é de cerca de 24 por mil nascidos vivos, segundo o Ministério da Saúde.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/357132/visualizar/