Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 26 de Fevereiro de 2005 às 07:25
Por: Alana Gandra

    Imprimir


Rio - A Caixa Econômica Federal recebe segunda-feira (28), no Teatro Sesi no Rio, o I Prêmio Nacional de Desburocratização Eletrônica, na modalidade governo para empresas. O prêmio é concedido pelo programa "Conectividade Social", que dá às empresas acesso gratuito a um aplicativo que permite trocar informações referentes ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pela internet.

Criado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV Projetos), o prêmio visa distinguir iniciativas nos três níveis de governo que utilizem a internet como veículo e que tenham contribuído de forma efetiva para a redução da burocracia e a simplificação das relações entre o governo, as empresas e a população.

O superintendente nacional do FGTS, Nelson Antonio de Souza, disse que os principais benefícios do canal de relacionamento eletrônico, o Conectividade Social, são o serviço de informações sobre o FGTS em tempo real, a identificação certificada do emissor e receptor das informações, a inviolabilidade dos dados transmitidos, a garantia do reconhecimento das informações prestadas, maior segurança e transparência dos processos do fundo, agilidade na realização das operações e redução dos custos operacionais das diversas empresas.

O programa foi iniciado visando a atender exclusivamente o FGTS. Devido à funcionalidade que apresenta, foi ampliado para outras áreas do governo. Hoje, as prefeituras utilizam o Conectividade Social para o cadastramento único do Bolsa Família. O programa é usado também para o PIS/Empresa, informou o superintendente.

Segundo Nelson Souza, atualmente quase 2 milhões de empresas certificadas podem operar no Conectividade Social. Dessas, 2,8 milhões já tiveram emitidos automaticamente certificados de regularidade do FGTS. Souza explicou que a diferença decorre do fato de que os certificados vencem de 30 em 30 dias e têm de ser renovados, o que acarreta acúmulo de emissões em algum momento. Os acessos registrados ao programa alcançam 2,5 milhões por mês, disse ele. O patrimônio total do FGTS atinge hoje cerca de R$ 154 bilhões em recursos depositados.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/357144/visualizar/