Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 25 de Fevereiro de 2005 às 20:14
Por: RAQUEL BARROSO

    Imprimir


Concentrar esforços visando o incentivo de pesquisas e estudos no setor madeireiro foi o principal objetivo da reunião realizada nesta sexta-feira (25-02), na Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme). O secretário Adjunto de Desenvolvimento da Sicme, José Epaminondas Mattos Conceição e a secretária de Ciência e Tecnologia, Flávia Nogueira, o secretário Adjunto da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), Adnauer Daltro, o diretor regional do Senai, Gilberto Gomes de Figueiredo e o coordenador da unidade estratégica de desenvolvimento educacional (Uedi), Mauro Mendes Fernandes conversaram sobre maneiras de aliar o conhecimento científico ao setor madeireiro.

De acordo com a secretária Flávia Nogueira, o setor madeireiro é extremamente importante para a economia de Mato Grosso, e com isso o poder público precisa oferecer os instrumentos necessários para que o setor cresça de maneira sustentável. “Foi com esse objetivo que realizamos essa reunião para integrar esforços visando a retomada do funcionamento do Núcleo de Gestão do Centro Tecnológico da Madeira e o compartilhar de tarefas para que seja firmada uma parceria entre o Governo do Estado, a Universidade de Nagoya (Japão) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)”, explica.

O Núcleo de Gestão do Centro Tecnológico da Madeira é a instituição que articula as demandas do setor madeireiro e propõe alternativas usando as estruturas já existentes. Segundo a secretária de Ciência e Tecnologia, o Núcleo não está funcionando por causa dos altos custos operacionais. “É isso que estamos procurando solucionar”, explica.

Sobre o convênio com a Universidade de Nagoya do Japão, o secretário Adjunto da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), Adnauer Daltro, explica que o objetivo dessa parceria é incentivar pesquisas e estudos no setor madeireiro, como por exemplo, manejo florestal sustentável, tecnologia da madeira. “Na reunião de hoje nos reunimos com a diretoria regional do Senai pois a instituição já tem um trabalho nesse sentido que é o projeto Jamanchim de Manejo Florestal”, explica.

O Projeto Jamanchim, com Unidade Modelo de Manejo Florestal localizada no município de Santa Carmem, a 120 Km de Sinop, objetiva contribuir para o desenvolvimento pleno e sustentável da atividade florestal na região, oferecendo cursos de capacitação pessoal em técnicas de Manejo Florestal de Exploração de Impacto Reduzido.

Na próxima reunião, marcada para o dia 03 de março, a diretoria regional do Senai procurará obter mais detalhes do convênio com a Universidade de Nagoya para verificar se a participação do Senai, juntamente com o Projeto Jamanchim, será possível.

De acordo com o secretário Adjunto de Desenvolvimento da Sicme, o papel da Secretaria será de apoiar os dois projetos. “Necessitamos apoiar projetos desse tipo pois existe um grande número de empresas madeireiras no Estados que processam de 4 a 5 milhões de metros cúbicos por ano. Através das pesquisas obteremos melhores tecnologias para melhor aproveitarmos nossa matéria-prima”, afirma José Epaminondas Mattos Conceição.





Fonte: Assessoria/ Sicme-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/357218/visualizar/