Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 25 de Fevereiro de 2005 às 19:14
Por: Cecília Jorge

    Imprimir


Brasília - Representantes de cerca de 20 entidades de educação, sindicais e da sociedade civil entregaram hoje ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um documento de apoio ao anteprojeto de lei da reforma universitária. "O encontro de hoje foi um marco no sentido de colocar juntas todas as entidades que estão defendendo o aperfeiçoamento do anteprojeto, trazendo seu compromisso com esse processo", afirmou a presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Intituições Federais de Educação Superior (Andifes), Ana Lúcia Gazzola.

Segundo Ana Lúcia Gazzola, esse apoio não significa que as instituições aprovem todos os aspectos do texto de 35 páginas. "Agora, o projeto precisa ter um eixo e, no entendimento da Andifes, ele está contido no projeto: educação superior tem que ser política de Estado", afirmou.

O ministro da Educação, Tarso Genro, disse que essa iniciativa das entidades demonstra que "são isoladas as vozes que dizem que a proposta do MEC não tem qualidade, nem acolhimento social". Segundo o ministro, as discussões não podem ser levadas por ideologias. "A ideologização da reforma só obstaculiza o seu andamento", disse.

De acordo com a presidente da Andifes, o processo da reforma universitária chegou a correr o risco de ficar prejudicado pela tentativa de alguns setores de não participar do debate. "Às vezes, por interesses legítimos de grupos, eles forçam o debate no sentido da desqualificação. Nas últimas duas semanas, houve uma mudança de nível do debate", disse Ana Lúcia. "Várias entidades fizeram ouvir sua voz, fazendo um apelo para que o debate seja na estatura e com a qualidade que o próprio objeto requer", acrescentou.

O prazo para apresentar propostas de alteração do anteprojeto é até 30 de março. Tarso Genro informou que o prazo poderá se estendido, caso as instituições ligadas ao ensino superior entendam que é necessário mais tempo para aperfeiçoamento da proposta. A previsão é que o projeto de lei seja encaminhado em julho ao Congresso Nacional.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/357233/visualizar/