Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 25 de Fevereiro de 2005 às 18:14
Por: MARIA BARBANT

    Imprimir


Crianças e adolescentes da região do bairro Pedra 90 estarão no próximo domingo (27.02), dentro da programação do Mutirão da Cidadania, visitando o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP). O objetivo da visita dar oportunidade aos jovens de conhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido por esse órgão e conscientizá-los dos prejuízos causados pelos trotes.

O CIOSP, que entrou em operação em agosto do ano passado, é um dos grandes projetos da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), destinado a centralizar, integrar e otimizar as atividades preventivas, repressivas e de atendimento de emergência a população.

No CIOSP são centralizadas as informações decorrentes do acompanhamento, registro e atendimento das ocorrências emergenciais nas áreas de atuação da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar e da Superintendência de Perícias e Identificação.

Dotado de recursos tecnológicos como centrais telefônicas com alta capacidade de atendimento simultâneo, equipamentos e terminais ergonômicos, computadores de última geração e sistema desenvolvido especificamente para o atendimento de ocorrências emergenciais, o Centro Integrado também auxilia os gestores no planejamento e na tomada de decisões nas unidades que integram o sistema segurança pública.

Atualmente o CIOSP reúne os atendimentos de emergência da Polícia Militar (190), Corpo de Bombeiros (193), Disque-Denúncia da Polícia Judiciária Civil (197), e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu (193). As ocorrências de Trânsito, o antigo número 194, foram direcionadas para caírem no número 190.

TROTES – O trabalho de conscientização que vem sendo feito junto aos jovens em todas as ações de cidadania desenvolvidas pelo Governo do Estado através da Sejusp e de outras secretarias e órgãos do governo, tem um motivo. Durante todo o ano passado, desde a fase de ajuste do sistema até dezembro, o CIOSP começou a reunir informações e dados estatísticos a respeito dos trotes.

De abril a dezembro de 2004, do total de 1.213.458 chamadas, 501.796, ou seja, 42%, eram trotes. Esse número acaba acarretando prejuízos a própria população, pois enquanto o sistema está identificando e isolando o trote, acaba prejudicando o atendimento de outra chamada.

Em janeiro de 2005 quando o total de atendimentos pelo CIOSP foi de 147.173, foram identificadas 45.574 chamadas de trotes passados por crianças e 22.181 por adultos.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que é acionado em 40% dos casos para atender vítimas graves de acidentes de trânsito, além de prestar atendimento de urgência em casos de emergência clínica e ferimentos provocados pela violência urbana e também nas estradas, também fica prejudicado com o elevado índice de trotes. No último mês de janeiro, para se ter uma idéia, o SAMU atendeu 1.041 ocorrências. Desse total, 74% das ligações recebidas pelo número de emergência 192 (e também pelos números 190 da PM, 193 do Corpo de Bombeiros e 197, da Polícia Judiciária Civil), foram de trotes.

Diante desses números a coordenadora do CIOSP, delegada Thaís Camarinho, salientou a importância do trabalho de conscientização que vem sendo realizado junto aos jovens. “A forma como a população utiliza os serviços colocados a sua disposição pode torná-los mais rápidos e eficientes. Se a população estiver consciente do trabalho que vem sendo desenvolvido no CIOSP, o atendimento a todos será mais rápido e eficiente e muitas vidas poderão ser salvas”.

MUTIRÃO DA CIDADANIA - O Mutirão da Cidadania do Governo do Estado, desenvolvido pelas Secretarias de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), INSS e demais parceiros, acontece no próximo domingo (27.02), no CAIC DO bairro Pedra 90, das 8 h às 17 h. Os coordenadores do evento esperam receber cerca de 10 mil pessoas de mais de 20 bairros da região. Entre os serviços colocados a disposição da população estão a expedição da primeira via da Carteira de Identidade, expedição da Carteira de Trabalho, corte de cabelo, atendimento médico e odontológico, palestras educativas, orientações jurídicas e recreação para crianças.





Fonte: Assessoria/Sejusp-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/357247/visualizar/