Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 25 de Fevereiro de 2005 às 15:50

    Imprimir


Brasília - O líder do PT, senador Delcidio Amaral (MS), ocupou a tribuna do Senado para explicar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve sigilo sobre possível corrupção envolvendo o Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a fim de não afugentar os investidores estrangeiros e nem criar um clima de desconfiança em relação ao governo do PT, que apenas se iniciava naquele momento.

Segundo Delcidio, por esse cuidado de Lula e do então presidente do BNDES, Carlos Lessa, em não divulgarem um prejuízo orçado em US$ 2 bilhões, foi possível refazer as finanças do banco, construir a recuperação econômica do país.

Ele afirmou que, depois de uma transição democrática serena, o presidente Lula estava determinado a caminhar para um futuro de desenvolvimento econômico e social do país. Por esse motivo, segundo ele, orientou seus assessores a evitarem assuntos que pudessem ser motivo de preocupação para o mercado financeiro brasileiro e internacional.

Delcidio elogiou a competência com que Lessa soube contornar as dívidas do BNDES, oriundas do processo de privatização das companhias de energia elétrica que tiveram grandes prejuízos com o racionamento de 2001. O maior dos problemas foi o da empresa norte-americana AES, que havia comprado a Eletropaulo com garantia insuficiente porque lastreada em suas ações que tiveram grande baixa, lembrou ele.

O líder do PT observou que o processo de privatizações do governo Fernando Henrique Cardoso já foi muito discutido no país. Se irregularidades houve, estão no âmbito do Poder Judiciário, que é a instância correta para investigá-las, concluiu ele.

Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) disse que a linguagem é fonte de desentendimento entre os homens, como lembrou Antoine de Saint-Éxupery em seu livro "O Pequeno Príncipe". Para ele, o presidente tem pecado por estar falando demais





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/357267/visualizar/