Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 25 de Fevereiro de 2005 às 15:27
Por: Márcia Wonghon

    Imprimir


Recife - As diretrizes para orientar a educação escolar no que se refere à promoção e defesa dos direitos humanos são o tema de debate hoje, no último dia do seminário "Desafios contemporâneos para os direitos humanos". O evento, promovido pela Fundação Joaquim Nabuco em parceria com a ong italiana Movimento Leigo América Latina, reúne parlamentares, representantes de governo, de diversas onmg's e lideranças comunitárias no Recife Monte Hotel.

De acordo com o representante do Movimento Nacional de Direitos Humanos, Paulo Carbonari, embora exista há dois anos um plano do governo federal que considera fundamental o tema direitos humanos na educação básica, "ainda há muito caminho a percorrer". Ele defendeu investimentos maciços no sistema de ensino, que inclua pesquisas, organização de material didático e capacitação de professores para que eles saibam lidar com situações de violação dos direitos.

"Na maioria das escolas da periferia do país, os professores convivem diariamente com crianças que apanham dos pais, que são vítimas de abuso e violência sexual e descriminação racial. Eles precisam estar preparados para ajudar os estudantes no processo de afirmação da cidadania, promovendo os direitos humanos como conteúdo de trabalho dentro das escolas", destacou.

O Movimento, que tem sede em Brasília, tem representação em todo o país, em forma de rede, com mais de 400 entidades filiadas. O trabalho da instituição é voltado para promoção de atividades destinadas a proteger os direitos humanos.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/357273/visualizar/