Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 25 de Fevereiro de 2005 às 13:31
Por: PAOLA CARLINI

    Imprimir


O município de Nobres (146 km ao Norte de Cuiabá), que concentra importantes pontos de ecoturismo do Estado, ganha a partir desta sexta feira (25.02) mão de obra qualificada para atuar no segmento turístico do município. Pouco mais de 20 jovens receberão o certificado do curso de qualificação de “Técnicas de Turismo Ecológico e Rural”, a solenidade de entrega ocorre nesta sexta-feira (25.02), às 18h, na Câmara Municipal de Nobres.

Os alunos freqüentaram quase três meses o curso na Escola Estadual Nilo Póvoas, estudaram noções de condução de grupos, legislação turística e educação ambiental. Na última semana tiveram aula sobre artesanato regional com a professora de Artes Shirley Marques, e confeccionaram uma máscara em argila inspirada na cultura dos índios Bakairi.

“Me interessei muito por artesanato e quero trabalhar nesta área. Aprendi com a professora que turismo e artesanato estão muito ligados, quero me aprofundar neste assunto e conseguir emprego”, revelou a estudante Camila Bonfim, 21 anos,

Para aplicar o conteúdo aprendido e conhecer as principais atrações turísticas da região os alunos percorreram em dois sábados, de fevereiro, cerca de 70 quilômetros de pontos atrativos. São eles: rios Pindura e Salobão, Porto Pesqueiro da Pousada Yaporâ, Salto do Pacu e Cachoeira do Tombador, Nascente do rio Salobra (propício para flutuação e mergulho), poço Encantado, Estivado, Ponte de Pedra, Duto do Quebó, Rio e Cachoeira da Cerquinha.

ROTEIRO - Na visita ao Recanto Ecológico Lagoa Azul (70 quilômetros de Nobres) os alunos puderam identificar como se trabalha com Ecoturismo. A pousada, comandada pelo guia turístico “Toninho”, existe há apenas 4 anos e já recebeu mais de 2 mil turistas brasileiros e estrangeiros. Para atender os visitantes ele mantém dois condutores de turismo regional, que foram treinados para atuar na área, e ainda treina mais dois. “Trabalhamos com turismo regional, temos todos os equipamentos de mergulho que existem em Bonito, em Mato Grosso do Sul. Como já trabalhei lá e os atrativos são semelhantes penso que a estrutura deve ser a mesma”, contou.

O mais famoso atrativo do lugar é a flutuação ou mergulho nas águas da Lagoa Azul, uma espécie de lago de águas cristalinas que atrai turistas, o local foi embargado pela Fundação Estadual de Meio Ambiente Fema, por não ter plano de manejo, mas conforme a previsão dos donos de pousada da região, o plano já foi concluído e a caverna deverá ser aberta para visitação no máximo em dois meses. Por enquanto os turistas são conduzidos para flutuação com snorkel no Poço Encantado e no rio Saloba.

O casal de paulistas de Ituverava, interior de São Paulo, Marcos e Eliana Gigaile, visitou o Rio Cuiabazinho em 1996 e decidiu que dali não sairiam mais. Foi assim que nasceu a reserva Yaporâ (12 quilômetros de Nobres), que começou com atendimento a turistas de pesca esportiva e hoje recebe famílias e jovens em seus chalés de alvenaria pra aproveitar o rio e a piscina de pedra, grande atrativo do local. “Queremos nos especializar em atrair turistas pela culinária regional, já temos o selo do Guia Quatro Rodas. Mas pra ampliar nosso atendimento precisamos de mão de obra qualificada e estes jovens condutores terão muito espaço para trabalho aqui na região”, anunciou Marcos.

PNQ – O curso de Técnicas em Turismo Ecológico e Rural de Nobres faz é um dos seis cursos executados pelo Ceprotec, por meio do Plano Territorial de Qualificação, Planteq, do Plano Nacional de Qualificação, PNQ, do Ministério do Trabalho e Emprego. Em Mato Grosso ele é coordenado e executado pela Setec em convênio com instituições de educação. Um dos principais objetivos do PNQ é oferecer cursos básicos de qualificação, atualização e desenvolvimento profissional para jovens, adultos e trabalhadores. Os cursos são especificamente escolhidos para atender demandas específicas em cada cidade. No Mato Grosso o Governo do Estado entrou com uma contrapartida de 26%.

Haverá neste sábado (26.02) a certificação dos alunos em Carlinda às 09 horas no Prédio do Projeto Aplauso; e em Sapezal a entrega acontece na Escola Municipal as 18 horas; Já na segunda, 28.02, às 18 horas haverá a solenidade de entrega em Rondonópolis na Unidade de Ensino Descentralizada do Ceprotec; no mesmo dia e horário acontece a entrega de certificados na Secretaria de Ação Social.





Fonte: Assessoria Ceprotec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/357309/visualizar/