Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 25 de Fevereiro de 2005 às 06:34

    Imprimir


Uma simples dose de um remédio usado para o tratamento da hemofilia pode ajudar a limitar os danos cerebrais causados pelos ataques mais letais e graves da apoplexia (derrame cerebral), segundo um estudo publicado nesta quarta-feira.

A pesquisa, de âmbito internacional, aponta que as vítimas de uma apoplexia que receberam esse remédio tinham três vezes mais chances de sobreviver sem incapacidades graves que os que não o tomaram.

"É realmente surpreendente", disse Stephan Mayer, responsável pela pesquisa e especialista do assunto no Centro Médico da Universidade de Colúmbia, em Nova York.

O remédio em questão é o Novo Seven, da empresa dinamarquesa Novo Nordisk.

Embora seja necessário aprofundar o estudo divulgado hoje na revista The New England Journal of Medicine, Mayer não descartou a possibilidade de que, futuramente, as autoridades sanitárias dos EUA sejam solicitadas a autorizar sua prescrição a certos pacientes de apoplexia.

O remédio é efetivo nos tipos mais graves de derrame cerebral, ou seja, os que ocorrem devido a hemorragias de sangue no cérebro.

O estudo foi feito com pacientes de um total de 73 hospitais de 20 países.

Os pacientes que tomaram o remédio por um período de quatro horas após sofrerem um derrame, tinham cerca da metade da quantidade de sangue em seu cérebro que os que não o tomaram.

Três meses após terem sofrido o ataque, 18% dos que o tomaram tinham morrido, frente aos 29% entre os que não tinham tomado.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/357441/visualizar/