Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 24 de Fevereiro de 2005 às 15:27

    Imprimir


Ramallah, Cisjordânia - O Parlamento palestino aprovou um novo gabinete de 24 ministros. A maioria das vagas será ocupada por figuras de perfil mais técnico que político - quase metade dos indicados tem doutorado. A votação que aprovou o gabinete, por 54 votos a favor, 12 contra e quatro abstenções, pôs fim a dias de embate entre parlamentares e o premier Ahmed Korei, que numa primeira oportunidade havia apresentado um ministério de antigos aliados políticos do falecido presidente Yasser Arafat. Esse gabinete original foi rejeitado.

Ontem, o novo presidente palestino, Mahmoud Abbas, interveio na disputa e convenceu o Partido Fatah, majoritário, a aceitar um gabinete baseado em experiência profissional, e não lealdade política. A crise fortalece o papel de Abbas e enfraquece Korei, que talvez não sobreviva politicamente às próximas eleições parlamentares, marcadas para julho.

O chanceler israelense, Silvan Shalom, elogiou a nomeação do gabinete palestino, declarando-a um "passo positivo", mas disse que reservará seu julgamento até que a abordagem do novo governo para com os grupos extremistas fique clara. Israel cobrada liderança palestina uma repressão contra as organizações que promovem ações violentas contra israelenses. Abbas já declarou que tentará evitar um confronto aberto com os radicais.





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/357562/visualizar/