Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 24 de Fevereiro de 2005 às 12:04
Por: Coracy Lima

    Imprimir


Qualificar homens e mulheres que buscam uma oportunidade de emprego e prepará-los para o mercado de trabalho. Essa é a proposta da coordenadora do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Rondonópolis, Ilka Mezomo de Souza, que vem concentrando esforços no programa de cursos profissionalizantes e orientação aos candidatos que recorrem aquele órgão constantemente.

Muitos dos candidatos que passam pelo Sine diariamente, avalia Ilka Mezomo, não estão qualificados e preparados para disputar as vagas oferecidas pelo mercado de trabalho local. “Homens, mulheres e jovens vem em busca das vagas que oferecemos sem a mínima condição técnica para exercer tais funções”, lamentou.

Outra deficiência, aponta a coordenadora, é a falta de preparo desses candidatos até para se apresentarem às empresas empregadoras. “Esses candidatos precisam ser orientados sobre a maneira correta de se vestirem, se comportarem e até como se pronunciarem na apresentação em busca de um emprego”, defendeu.

A solução, argumenta a coordenadora do Sine, passa pela contratação de um profissional da área de psicologia que deverá avaliar os candidatos cadastrados e orientá-los através de palestras e oficinas. Ilka Mezomo disse ter sugerido a contratação de um psicólogo para atuar junto ao Sine, durante audiência com o prefeito Adilton Domingos sachetti.

O programa de qualificação profissional, comemora Ilka Mezomo, vem sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania do Estado (Setec) e a unidade do Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec) no município, além de outras instituições como o Serviço Social do Comércio (Senac).

A parceria com a Setec e o Senac resultou na formação de 25 pessoas, no curso de tortas que aconteceu nas dependências do Supermercado Modelo, no período de 21 de dezembro de 2004 a 19 de fevereiro de 2005. Nesta terça-feira (23.02), às 17 horas, acontece o encerramento do curso de massagem corporal oferecido 30 a pessoas deficientes visuais. No dia 28 acontece o encerramento dos cursos de pedreiro, auxiliar de escritório com ênfase em informática e técnicas de vendas.

Ilka Mezomo anunciou o projeto de cursos simultâneos para pedreiros, armadores, encanadores, eletricistas, carpinteiros e pintores, a ser desenvolvido através de uma parceria entre o Sine, Setec e a Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral do Município (Seplan). As aulas práticas, contou Ilka Mezomo, serão realizadas na construção das casas do Programa de Habitação Popular desenvolvido pelo Governo do Estado. “Essas pessoas vão aprender construindo moradias para as famílias que sonham com a casa própria”, comentou.

Consciência empresarial

Outra preocupação da coordenadora do Sine é desenvolver ações que resultem na conscientização do empresariado local, com relação a necessidade de oferecer oportunidades aos jovens profissionais que buscam um espaço no mercado de trabalho. A principal preocupação, acrescentou Ilka Mezomo, é com relação ao Projeto Primeiro Emprego, criado para beneficiar aqueles que precisam ingressar mais cedo no mercado de trabalho.

A coordenadora disse que deverá reunir todos os conselhos municipais nesta quinta-feira (24), para discutir propostas que possam resultar numa fiscalização mais eficiente do Projeto em Rondonópolis. “Um projeto como esse só atinge os seus objetivos se os empresários se conscientizarem que é necessário dar oportunidades aos jovens inexperientes. Sem oportunidade ninguém adquire experiência”, observou.





Fonte: Ascom

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/357626/visualizar/