Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 23 de Fevereiro de 2005 às 10:17
Por: Cristiane Ribeiro

    Imprimir


Rio - A produção nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas, como amendoim, arroz, feijão, milho, soja e trigo, pode alcançar neste ano 134,522 milhões de toneladas, superando em 12,96% a safra do ano passado, que foi de 119,085 milhões de toneladas.

Todas as grandes regiões produtoras apresentam previsão de aumento, na comparação com 2004, com destaque para o Sul (41,14%) e Centro-Oeste (34,47%). Os dados divulgados nesta quarta-feira são da estimativa de janeiro para a safra agrícola de 2005, projetada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) através do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA).

Nesta primeira previsão da safra 2005 os técnicos calculam aumento de 5,06% na produção de algodão herbáceo em caroço e de 1,91% de arroz em casca. Para a primeira safra de feijão, a estimativa é de aumento de 22,79%.

Quanto às condições climáticas e fitossanitárias, as maiores influências são observadas no Rio Grande do Sul e no Mato Grosso. No primeiro, por causa da falta de chuvas no início de dezembro do ano passado, que causou sérios prejuízos para os agricultores, principalmente das culturas de milho e do feijão primeira safra. No Mato Grosso, um dos principais produtores de soja do país, há previsão de perdas na produtividade devido ao surgimento de vários focos da ferrugem asiática, doença que ataca as plantações.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/357796/visualizar/