Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 23 de Fevereiro de 2005 às 10:03
Por: Lorenzo Falcão

    Imprimir


Um grupo de 45 pessoas ligadas ao setor cultural mato-grossense viajaram nesta terça-feira (22) para Brasília, para participar do I Seminário Nacional das Culturas Populares, que acontece de 23 a 26 deste mês naquela cidade. Representantes dos diversos segmentos da produção artístico-cultural com atuação em Mato Grosso, bem como das diferentes regiões, integram a comitiva.

"Cinco painéis estarão em discussão, todos de muita importância, especialmente, no que se refere ao patrimônio imaterial", informa José Hugo Taques, coordenador de Patrimônio Histórico e Artístico da Secretaria de Estado de Cultura. A iniciativa é do Governo Federal e envolve instituições como Fundação Cultural Palmares, Instituto Brasileiro de Administração para o Desenvolvimento, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e a Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura.

'Cultura e a Invenção do Popular no Brasil', 'Formas de Preservação dos saberes e Modo de Fazer: a voz das culturas populares', 'Cultura, Circuito de Difusão e Mercado' e 'Educação para a Diversidade' e 'O Estado e as Culturas Populares' são os painéis que estarão em pauta. A programação foi selecionada a partir do conceito de cultura popular como a expressão mais legítima e espontânea de um povo, considerando que ao mesmo tempo em que a cultura popular carrega em si elementos fundadores de um povo, resulta de um constante processo de transformações, assimilações e misturas.

A iniciativa é fruto de um diálogo do MinC com segmentos da sociedade organizada, constituídos pelo Fórum Permanente das Culturas Populares de São Paulo e o Fórum de Culturas Populares, Indígenas e de Patrimônio Imaterial do Rio de Janeiro. A intenção é ampliar essa temática por todo o território brasileiro, propiciando a discussão em busca de modos de atuação e políticas que fortaleçam a pluralidade brasileira.

Em Mato Grosso, evento preliminar ao Seminário Nacional de Culturas Populares aconteceu no final do ano passado, durante o Encontro da Diversidade Cultural organizado pela Secretaria de Estado de Cultura. Para novembro deste ano, a SEC está planejamento mais uma edição da iniciativa.

PROGRAMAÇÃO

Além dos painéis já mencionados o Seminário Nacional de Culturas Populares terá uma extensa programação que consta de palestras e apresentações musicais, muitas delas de caráter regional. A viola de cocho, por exemplo, será tocada por Daniel de Paula e Severino Moura, respectivamente, de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O carimbó, o bumba meu boi e o folclore gaúcho também se farão presentes e o evento será encerrado com uma apresentação do percussionista pernambucano Naná Vasconcelos, com o show "O Bater do Coração".

Entre os palestrantes estão o secretário da Identidade e da Diversidade Cultural, Sergio Mamberti, o presidente da Funarte, Antônio Grassi, o diretor do Sesc de São Paulo, Danilo Santos de Miranda e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, responsável pela conferência inaugural, cujo tema é 'Diversidade Cultural e Biodiversidade'.





Fonte: Assesoria/sec-mt

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/357802/visualizar/