Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 22 de Fevereiro de 2005 às 21:50

    Imprimir


Segundo dados do relatório de estatística do Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande (PSMVG), foram atendidos cerca de 13 mil pacientes no último mês. Dentre eles, estão pacientes de diversos municípios como Jangada, Livramento e até de Cuiabá.

Há ainda os pacientes em trânsito que são atendidos no PSMVG. “Várzea Grande funciona como uma porta de entrada, todos os pacientes que vem do norte do estado passam por lá antes de irem para Cuiabá”, explicou o secretário de Saúde de Várzea Grande, Arilson Arruda.

“Se fizermos uma comparação entre o número de atendimentos realizados pelos Prontos Socorros de Cuiabá e de Várzea Grande, podemos verificar facilmente que Várzea Grande recebe um fluxo de pacientes muito maior que a capital, levando-se em conta a população dos municípios já que Cuiabá tem o dobro de habitantes”, disse o secretário.

Segundo o médico e diretor do PSMVG, HiltonTaques, no mês de janeiro foram realizadas mais de 180 cirurgias, entre cirurgias gerais como reduções de fratura, laparotomias exploradoras e apendicectomias, e cirurgias ginecológicas e obstétricas.

“A população muitas vezes não tem noção do volume de atendimentos, realizados aqui, nem da quantidade de profissionais envolvidos e medicamentos ministrados. Num período de 30 dias são aplicadas mais de 12,5 mil injeções, por exemplo”, afirmou Taques.

Além da equipe médica, há ainda todo um contingente que trabalha na limpeza, na cozinha, na lavanderia, na segurança e no serviço social, entre outros. “É um trabalho incessante, o atendimento é ininterrupto”, afirma o administrador do PSMVG, Cel. Antonio Oliveira.

De acordo com o secretário Arilson Arruda, o grande estrangulamento no PSMVG é a falta de servidores de nível médio, mas já está sendo realizando um levantamento para averiguar qual a necessidade real e, posteriormente, abrir inscrições para um concurso público.





Fonte: Diario de Cuiaba

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/357910/visualizar/