Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 22 de Fevereiro de 2005 às 14:49

    Imprimir


Os novos membros da União Européia (UE) vão impulsionar o crescimento econômico da região em 2005, segundo a Comissão Econômica da ONU para a Europa (Unece).

De acordo com o estudo, os oitos países da Europa Central que entraram na UE no ano passado vão crescer 4,6% neste ano.

Já os 12 países da zona do euro vão ter um desempenho "opaco", crescendo apenas 1,8%.

A Unece prevê que a economia mundial vai desacelerar em 2005 devido à fraqueza generalizada do consumo.

Volatilidade

Segundo a Unece, o crescimento econômico mundial pode ser ameaçado também por tentativas de reduzir o enorme déficit em conta corrente (nas contas externas) dos Estados Unidos que, por sua vez, pode levar a volatilidade significativa nas taxas de câmbio.

A Comissão prevê crescimento médio de 2,2% para a União Européia neste ano.

A zona do euro deve ter desempenho abaixo do previsto anteriormente, em grande parte devido à fragilidade da economia da Alemanha, que encolheu 0,2% no último trimestre de 2004.

Na segunda-feira, a associação de bancos privados da Alemanha disse que a economia do país teria dificuldades para atingir a meta de crescimento de 1,4% em 2005.

Exportações

Segundo a Unece, países da Europa Central como a República Checa e a Eslovênia vão sustentar o crescimento no continente.

Países menores como Chipre, Malta e Irlanda também estarão entre os que terão melhor desempenho em 2005, segundo a Comissão.

A economia da Grã-Bretanha deve desacelerar em 2005, com taxa de crescimento de 2,5% em comparação aos 3,2% registrados no ano passado.

O crescimento na Europa vai ser impulsionado especialmente por exportações, de acordo com o estudo.

O crescimento da economia global deve cair de 5% em 2004 para 4,25% este ano, segundo a Unece, apesar da força da economia da China e dos Estados Unidos.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/358026/visualizar/