Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 21 de Fevereiro de 2005 às 21:50

    Imprimir


O Coordenador do Programa de Segurança e Saúde no Trabalho Rural – SSTR da FUNDACENTRO Nacional, Clóvis Eduardo Meirelles, proferirá palestra sobre os instrumentos de prevenção da saúde e segurança no trabalho e os cuiadados na utilização e manuseio dos agrotóxicos, durante o Seminário "TRABALHO RURAL EM DEBATE – Produzindo com Responsabilidade Social" , que será realizado no dia 24 de fevereiro (5ª feira) na cidade de Água Boa.

Em sua palestra o Coordenador estará falando dos resultados de uma série de pesquisas realizadas pela FUNDACENTRO, sobre o comportamento da população em relação aos "venenos" (essa é a denominação que ele acha mais adequada), tais como: na hora de adquirir os produtos, no seu manuseio, na forma de descarte das sobras do produto e de suas embalagens, etc. Tais pesquisas vem sendo realizadas nos estados de São Paulo, Paraná e Pernambuco.

O Coordenador da FUNDACENTRO destaca que "o consumo dos venenos agrícolas tem crescido assustadoramente. Desde 1986, o Brasil está entre os cinco países que mais consome veneno. Na América Latina, o Brasil é responsável por 50% do consumo. Isso em detrimento de outras formas, mais econômicas e ecologicamente correta, de prevenir contra plantas invasoras e doenças, tais como a utilização de práticas agrícolas adequadas, o controle biológico e o controle físico". Lembra, ainda, "que esse aumento de consumo está sendo feito de maneira desordenada, muitas vezes sem nenhum controle, tanto na aquisição do produto, no seu manuseio e aplicação, e na destinação das sobras e das embalagens". O resultado disso, é o número alarmante de intoxicações e mortes: entre 1994/1997, foram registrados 17.871 intoxicações, com um trágico saldo de 529 mortes prematuras.

O Seminário está sendo organizado pelo Ministério Público do Trabalho, através da Procuradoria Regional do Trabalho da 23ª Região, em conjunto com a Escola Superior do Ministério Público da União – Núcleo da PRT23, sendo apoiado pela Delegacia Regional do Trabalho/MT, FUNDACENTRO, INDEA/MT, TRT23, PR/MT, MP/MT, ASFAX, FETAGRI/MT, FAMATO, Com. Direitos Humanos de S. Félix do Araguaia, sindicatos e outras entidades, terá como público alvo empregadores e trabalhadores rurais, bem como outros setores direta e indiretamente interessados.

Além do Coordenador da FUNDACENTRO-SP, vários outros especialistas participarão como painelistas, tais como representantes do Ministério Público do Trabalho, Delegacia Regional do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, Procuradoria da República/MT, Ministério Público Estadual, FUNDACENTRO e INDEA/MT.

O Seminário é aberto ao público em geral e a entrada é franca. Maiores informações: pelo site www.prt23.mpt.gov.br ou pelo telefone (65) 613.9104 .





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/358256/visualizar/