Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Domingo - 20 de Fevereiro de 2005 às 10:03
Por: Eduardo Aguilar

    Imprimir


Um dos técnicos mais vitoriosos do futebol brasileiro, Vanderlei Luxemburgo fez história no País, ganhou cinco títulos nacionais, chegou à Seleção e virou referência mundial. A badalação em cima do treinador, entretanto, poderia ser ainda maior caso ele tivesse ao menos um título internacional por clube.

E é justamente a quebra desse tabu que move Luxemburgo nesta semana, com o início da fase mata-mata da Copa dos Campeões. No torneio mais rico e glamouroso do futebol mundial, o Real Madrid vai encarar a Juventus, da Itália.

Apesar de sempre garantir em entrevistas que não se incomoda com esse branco em seu currículo, o treinador brasileiro deu uma mostra ontem da importância da Copa dos Campeões ao poupar estrelas como Ronaldo, Zidane e Raúl do jogo com o Athletic Bilbao. A tática, inclusive, lhe custou a primeira derrota pelo clube em dez jogos.

Na América do Sul, Luxemburgo teve chance de disputar a Copa Libertadores em três oportunidades. Em 1991, levou o Flamengo às quartas-de-final, fase em que caiu diante do Boca Juniors. Três anos mais tarde, à frente do Palmeiras, foi eliminado nas oitavas pelo São Paulo. E na última temporada, no Santos, não conseguiu passar pelo Once Caldas e chegar às semifinais.

As copas Mercosul e Sul-Americana também não fazem parte do currículo de Luxemburgo. Na primeira, ele teve a chance de vencer pelo Corinthians em 1998 e 2001, enquanto na segunda ele não deu muita importância quando estava no comando de Cruzeiro e Santos, em 2003 e 2004, respectivamente.

A tradição do brasileiro em competições internacionais não é levada em conta por seu adversário. O técnico Fabio Capello está impressionado com o trabalho de Luxemburgo e acredita que o Real será um adversário mais difícil agora do que no fim da primeira fase, em dezembro, quando ainda era dirigido por Mariano García Remón.

"O Real Madrid me preocupa muito mais agora que Luxemburgo assumiu, porque eles parecem com uma nova identidade", disse Capello ao jornal espanhol El País.

"A chegada de Luxemburgo é notável porque, pela primeira vez em anos, eles estão lutando para recuperar a bola quando a perdem. Eles estão se reorganizando e voltando para ajudar a defesa muito mais, o que eles não faziam pouco tempo atrás", completou.

Por ter ficado em segundo lugar no Grupo B da primeira fase, atrás do Bayer Leverkusen, o Real Madrid terá de decidir a vaga para as quartas-de-final longe de casa. A Juventus terá a vantagem de fazer a segunda partida, dia 9 de março, em Turim.

O Terra Esportes vai acompanhar todas as partidas da fase mata-mata em tempo real e a possível caminhada de Luxemburgo para sua primeira conquista internacional.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/358619/visualizar/