Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 16 de Fevereiro de 2005 às 15:28
Por: Lana Motta

    Imprimir


Qualificação profissional será uma das prioridades da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso (Sedtur) em 2005. A meta é preparar gratuitamente para o mercado de trabalho 3 mil profissionais nas áreas de hotelaria, bares e restaurantes, agências de viagens e eventos.

Os recursos, no valor de R$ 531 mil, já estão disponíveis e foram captados pelo Governo do Estado, via Ministério do Turismo, com repasse pela Fundação Banco do Brasil. Complementados por contrapartida do Governo do Estado e instituições parceiras, visam a atender os municípios mato-grossenses onde a atividade turística encontra-se consolidada. "O objetivo, além da profissionalização do setor, é a valorização do cidadão mato-grossense que estará preparado para se inserir no mercado de trabalho", considerou a Secretária Estadual de Turismo, Yêda Marli de Oliveira Assis.

São parceiros do Governo na execução do projeto o Ministério do Turismo (MinTur), a Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), o Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena Empresa (Sebrae-MT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac -MT).

São ao todo 150 cursos dirigidos, no setor hoteleiro, a recepcionista, gerente de hotel, camareiro e mensageiro; em agências de viagens, para reserva e emissão de bilhetes, atendimento telefônico e telemarketing; em bares e restaurantes, para administração, gerenciamento, culinária nacional e internacional, cozinheiro, aperfeiçoamento de cardápios para buffet, limpeza básica e serviços de copa; na área de eventos, serão oferecidos cursos de organização de almoxarifado, cerimonial e protocolo, entre outros.

Parques e shoppings centers também serão contemplados no programa com treinamento para animador e condutor de parques, arte de gerenciar lojas, atendimento, recepcionista e formação de preço de vendas, entre outros. As necessidades de qualificação foram apontadas por pesquisa realizada, em fevereiro de 2004, pelo Sebrae-M T e Câmara de Qualificação do Fórum Estadual de Turismo, em toda a cadeia produtiva do turismo.

No Pantanal, serão atendidos os municípios e entorno de Poconé, Cáceres e Barão de Melgaço; no Cerrado, Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Jaciara e Várzea Grande; na Amazônia, Alta Floresta e no Araguaia, a cidade turística de Barra do Garças.

O programa entra em execução a partir do mês de março, com a preparação da equipe técnica, composta por 30 profissionais das instituições parceiras, que serão encarregadas da realização dos cursos e palestras. A segunda fase prevê a sensibilização da comunidade, antecedendo à realização dos cursos nos 9 municípios atendidos.

O programa será finalizado com a criação de um banco de dados dos profissionais qualificados que ficará disponível às empresas e instituições que compõem a cadeia produtiva do turismo no Estado. "Nossos objetivos são revolucionar a área de atendimento ao turista, profissionalizar o setor e consolidar a imagem do mato-grossense como um povo gentil e hospitaleiro. Na próxima etapa, que já está em andamento, será executado um grande programa de treinamento para taxistas e guias de turismo", concluiu a secretária Yêda Assis.





Fonte: Sedtur-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359680/visualizar/