Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 16 de Fevereiro de 2005 às 07:28
Por: Marcos Lemos

    Imprimir


A proximidade dos prazos eleitorais visando a sucessão de 2006 e a verticalização pode mudar consideravelmente as bancadas na Assembléia Legislativa. Exemplo disto é um acordo entre seis deputados, comandado pelo deputado José Riva (PTB), que pode fortalecer ou enfraquecer partidos políticos. “A verticalização impede qualquer tomada de decisão. Para mim pessoalmente é difícil permanecer numa sigla que está vinculada com o Partido dos Trabalhadores”, acrescentou o primeiro-secretário que almoça hoje com o presidente do PFL, Jaime Campos. Além da eleição do presidente da Câmara Federal Severino Cavalcante, este foi o assunto que dominou a abertura dos trabalhos legislativos, que contou com a presença da governadora em exercício, Iraci França.

Riva disse que hoje representa um grupo político com 200 vereadores, 20 prefeitos, além dos amigos deputados que estariam insatisfeitos com os rumos da política nacional, principalmente em relação à sucessão do próximo ano. Para Humberto Bosaipo (sem partido), um grupo desta envergadura além de atuar em conjunto, discutiria e votaria matérias de forma unida, lembrando ainda que estaria formada a maior bancada no Parlamento Estadual. “Ainda se discute qual seria o futuro político deste grupo de descontentes, mas isso vai depender de uma série de conversações e de entendimentos”, explica o primeiro-secretário, José Riva.

“Temos que debater de forma exaustiva o futuro partidário sem dar preferência a esta ou àquela legenda”, frisou, acrescentando ainda que a preferência por partido neste momento poderia atrapalhar nas discussões. José Riva assinalou que os deputados devem optar por um partido de oposição ao presidente Lula e ao PT, citando o PSDB, do qual é egresso, o PFL, o PDT, o PSB, o PPS e outros partidos de menor projeção nacional

Os deputados José Riva e Humberto Bosaipo defenderam a reforma política que se encontra no Congresso Nacional como forma de encontrar uma solução para o que se convencionou chamar de “dança das cadeiras”, que é o troca-troca partidário em véspera de eleições ou pelo assédio do Poder Executivo. Para eles, é impossível aceitar que os partidos a nível nacional definam os rumos das siglas a nível estadual. “A verticalização não respeita a independência que deve haver entre as esferas partidárias”, disse José Riva.

Os seis deputados que estão se reunindo além de Riva e Bosaipo são: Campos Neto, Eliene Lima, Alencar Soares e Chico Daltro. Ainda ontem, o parlamento se reuniu em sessão extraordinária para apreciar três projetos de lei do Tribunal de Justiça. As comissões só devem ser definidas daqui a 15 dias, com a conclusão da reforma do Regimento Interno.




Fonte: Diário de Cuiaba

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359833/visualizar/