Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 14 de Fevereiro de 2005 às 08:07
Por: Caleci Almeida

    Imprimir


Revitalizar o processo histórico da cultura do povo Paresi. É com esse objetivo que será inaugurada, no próximo dia 18 de fevereiro, a ´Casa de Cultura´, na Aldeia Formoso, localizada a 80 quilômetros de Tangará da Serra. Na oportunidade, a comunidade inaugura também a Escola Municipal que atenderá alunos de quinta a oitava série na Aldeia.

A Casa de Cultura faz parte de um projeto desenvolvido pela Fundação Nacional do Índio -FUNAI- e casas como esta serão construídas em várias aldeias do país. A Aldeia Formoso saiu na frente com esta conquista, pois se trata da primeira Casa de Cultura que será inaugurada no Brasil. Outra proposta da mesma é que possa proporcionar ao jovem indígena um contato maior com sua própria cultura, pois será um espaço de ação continuada, visando à transmissão de conhecimento através de adultos para os jovens, levando em consideração que a casa será um importante ponto de encontro.

De acordo com a chefe da seção de educação da unidade local da Funai, Ivanilde Bezerra do Nascimento, a casa será um importante acervo cultural, não só para os 136 paresí habitantes da Aldeia Formoso, quanto para os demais, visto que ela atenderá toda a região. “No local serão expostas peças de época, utilizadas por Rondon; artesanatos que antes eram feitos, e hoje estão esquecidos, serão reproduzidos; e artesanatos atuais feitos pelos próprios índios; fotos que retratam a cultura; documentos importantes, dentre outros”, explicou Ivanilde.

Ainda, segundo ela, serão desenvolvidos também novos projetos de confecções de artesanatos e roupas tradicionais e projeto de revitalização da cerâmica do povo Paresí. “Todos esses projetos agora poderão ser desenvolvidos porque temos espaço físico, antes não tínhamos”, comentou, lembrando que a Casa de Cultura também servirá para as celebrações dos momentos sagrados da etnia.

Ivanilde destacou ainda que a Casa de Cultura foi construída dentro do tradicionalismo do povo Paresí (Hati), isto é, em formato de uma oca como é popularmente conhecido, e tem mais de 110 metros quadrados de área construída. Devido a sua importância a casa terá um guia que passará todas as informações aos visitantes. “A Casa de Cultura é um espaço onde estudantes, pesquisadores e a comunidade em geral que tiverem interesse em saber mais sobre esta etnia poderá estar visitando e fazendo suas pesquisas científicas e de campo”, afirmou, enfatizando que, a partir de agora, estarão sendo coletadas diferentes peças artesanais da cultura paresí para que sejam expostos na casa.

A inauguração tem início às 09:00 horas, com a presença de representantes da Funai em nível nacional, estadual e local, lideranças políticas de Tangará da Serra e municípios vizinhos, bem como representantes de faculdades e universidade. Para a ocasião e recepção dos convidados, os índios paresí estão programando uma série de apresentações, danças, jogos, e tudo dentro do tradicionalismo da cultura.




Fonte: Diário da Serra Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/360432/visualizar/