Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 14 de Fevereiro de 2005 às 07:52
Por: Juliana Arini

    Imprimir


Tomar leite para tentar curar a azia - aquela sensação de queimação na região do esôfago - é um dos grandes erros da maioria das pessoas que sofrem com esse mal. “O problema do leite é que ele primeiro gera uma sensação de bem-estar, solucionando temporariamente o desconforto causado pela azia, mas depois, esse mesmo leite - devido à presença do cálcio-, gera o chamado efeito rebote. Ou seja esse leite faz com que se aumente mais ainda a acidez no estômago agravando ainda mais a azia”, alerta o médico gastroenterologista Kairo Moreno.

A azia é causada pelo retorno do conteúdo do estômago e/ou intestino para dentro do esôfago (o canal que leva comida para o estômago), gerando uma sensação de desconforto e queimação.

O médico explica que a azia pode ser um fator esporádico ou um sintoma de uma doença, como a doença do refluxo gastro-esofágico, gastriste aguda e úlceras gástricas e duodenais.

Aproximadamente 10% da população brasileira tem azia esporádica e 25% das mulheres grávidas têm azia.

No caso de azia esporádica, a que todos estamos sujeitos, é comum ela aparecer quando se ingere uma grande quantidade de alimento, que juntamente com o ar naturalmente deglutido causa um aumento de pressão no estômago, que ultrapassa a pressão do esfincter muscular, fazendo o conteúdo voltar para o esôfago.

Ou quando se faz uso de cigarros, frituras ou alimentos gordurosos, chocolate, café, frutas cítricas e sucos cítricos (limão, laranja e maracujá, por exemplo).

“Nesses casos a indicação é pelo uso de um antiácido e por uma dieta leve - sem frituras ou alimentos gordurosos e apimentados -, até que o sintoma passe”, explica doutor Kairo Moreno.

Se a azia persistir ou começar a ocorrer com a freqüência de duas vezes por semana, o melhor a se fazer é procurar um médico, pois a azia nessa situação já é sintoma de alguma doença.

“A ansiedade também pode desencadear a azia, pois faz com que aumente-se a acidez do estômago”, explica o médico. Entre os exames existentes para determinar as causas da azia estão a endoscopia, o PHmetria do esôfago e a manometria.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/360442/visualizar/