Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 07 de Janeiro de 2005 às 16:08
Por: Sténio Ribeiro

    Imprimir


Brasília - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informa que divulga até na próxima quinta-feira (13) os dados da inflação consolidada de 2004, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O índice serve de parâmetro para as metas oficiais. As projeções do Banco Central (BC) e do mercado financeiro apontaram uma inflação acumulada de 7,4%no ano.

Isso no comércio varejista porque, no atacado, os preços subiram quase o dobro; a ponto de a Fundação Getúlio Vargas (FGV) medir 12,41% para o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) e 12,14% para o Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI). Mas, esses acrescimos não foram totalmente repassados para o varejo; tanto que o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese) também mediu seu Índice de Custo de Vida (ICV) em 7,7%.

Os registros menos altos foram feitos pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (Fipe) da Universidade de São Paulo (USP), que divulgou Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de 6,57% em 2004. Mas, o cálculo serve apenas para a capital paulista, em que pese seu expressivo peso no mercado nacional.

Em qualquer dos casos se constatou que os preços administrados e monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia, transporte, educação, planos de saúde, correios e outros) foram os maiores responsáveis na composição da inflação, uma vez que os preços livres ficaram abaixo da média. O Índice Nacional da Construção Civil (INCC) também ajudou a puxar os preços para cima, com elevações de 10,95% no ano, de acordo com o IBGE.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/360670/visualizar/