Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 06 de Janeiro de 2005 às 13:46

    Imprimir


Resgatar a auto-estima dos moradores dos bairros de Cuiabá e dar uma nova imagem à Cidade Verde. Com esse propósito a Prefeitura Municipal de Cuiabá começa no próximo sábado o projeto mutirão solidário. O primeiro bairro a ser beneficiado será o Jardim Ubirajara, na saída para o Distrito da Guia, onde o prefeito Wilson Santos lançou-se candidato ao Palácio Alencastro,ainda no mês de junho do ano passado.

Uma grande reunião entre todas as secretarias do município, realizada ontem à tarde na Secretaria de Infra-estrutura, definiu os principais problemas que serão atacados no Bairro Ubirajara, como limpeza pública (intensificação do serviço de coleta de lixo), poda de árvores, urbanização de áreas verdes, atuação das Secretarias de Saúde, Educação e Meio Ambiente, com palestras preventivas e programas de conscientização para jovens e adolescentes.

O projeto mutirão solidário vai trazer de volta aos bairros de Cuiabá um programa que fez muito sucesso quando o prefeito Wilson santos foi secretário de serviços urbanos da capital, o cata-treco. O projeto consiste no recolhimento de material não biodegradável e de difícil retirada dos bairros, como camas velhas, televisores estragados, colchões, geladeiras, assim como todo material que vai sendo entulhado no fundo de casa e que raramente é levado pelo caminhão do lixo. Segundo o secretário de infra-estrutura Andelsom Gil do Amaral”, este material acaba geralmente indo parar dentro dos rios, poluindo e agravando os níveis de agressão à natureza. Com isso far-se-á amplo trabalho de limpeza e, ao mesmo tempo, de educação ambiental”

Segundo Andelsom , no caso especifico do Jardim Ubirajara, haverá limpeza das margens do córrego que corta o bairro, vacinação de cães e gatos, instalação de um ponto de ônibus, pintura de meio-fios e da ponte da entrada do bairro, com a mobilização de toda a comunidade, o que fará a prefeitura presente junto à população.

O projeto mutirão solidário será prioridade do prefeito Wilson Santos. A idéia é levar aos bairros a cada final de semana todos os projetos e ações sociais da prefeitura, de maneira que a população possa sentir efetivamente a presença do poder público. No mutirão solidário do Ubirajara, o IPDU (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbano) vai começar a implementar a padronização dos postes de iluminação pública, que vão receber as cores da bandeira de Cuiabá, o verde, o amarelo e o branco, de uma forma esteticamente agradável. Conforme a arquiteta e presidente do IPDU Adriana Bussiki Santos, “a meta é criar projetos padronizados, de maneira que a população possa ter acesso a uma arquitetura social”.

Um dos projetos de padronização que o IPDU vai executar diz respeito às calçadas. Estas deverão ser revestidas com pisos tipo lajotas produzidas na própria cidade de Cuiabá. Segundo Adriana Bussiki, o IPDU vai viabilizar uma parceria com o sistema penitenciário de Cuiabá, para a utilização da mão-de-obra de reeducandos na produção deste tipo de material, que hoje é feito artesanalmente. De acordo com Adriana, o material a ser utilizado, de grande valor econômico e decorativo, poderá também ser produzido, numa segunda fase, por cooperativas de mulheres nos bairros mais carentes de Cuiabá. incentivando assim a geração de emprego e renda para as mulheres que sustentam suas famílias.

Com a difícil situação financeira enfrentada pela prefeitura, a idéia é propor parcerias com todos os segmentos sociais, para que a população possa ter seus problemas emergenciais resolvidos. No caso do Jardim Ubirajara, a prefeitura já conseguiu caminhões, máquinas e tratores para a limpeza urbana, além de fomentar o cultivo de hortas comunitárias, o que poderá ser feito pela própria comunidade, sob a supervisão da prefeitura.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/361001/visualizar/