Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 06 de Janeiro de 2005 às 10:30

    Imprimir


No próximo dia 10 de janeiro (segunda-feira), às 18h30, ocorrerá a cerimônia de transmissão de cargo de Comandante da 13a Brigada de Infantaria Motorizada. Assume o general-de-brigada Carlos Alberto dos Santos Cruz no lugar do coronel Luis Fernando de Barros Cardoso.

O coronel Barros, atual comandante do 44º Batalhão de Infantaria Motorizado, respondia interinamente pelo comando da Brigada, deixa o cargo em virtude da nomeação do general Santos Cruz.

A 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, localizada na Av. Rubens de Mendonça, 5001, em Cuiabá, é o maior comando do Exército no Estado de Mato Grosso e está subordinada ao Comando Militar do Oeste – 9ª Divisão de Exército, sediado em Campo Grande/MS.

CURRICULUM VITAE DO GENERAL SANTOS CRUZ

Ao ser nomeado para o cargo de Comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, o general-de-brigada Carlos Alberto dos Santos Cruz estava servindo na 5ª Subchefia do Estado-Maior do Exército, em Brasília/DF.

Nascido em 01 de junho de 1952, na cidade de Rio Grande/RS, é filho de Júlio Alcino dos Santos Cruz e de Bertholina Sol Cruz. Incorporou às fileiras do Exército em 18 de março de 1968, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas/SP.

Foi declarado Aspirante-a-Oficial de Infantaria em 17 de dezembro de 1974, sendo classificado no 28º Batalhão de Infantaria Blindado, em Campinas/SP, onde desempenhou, durante cerca de dois anos, a função de Aspirante a Oficial e Segundo Tenente.

Realizou o curso de Ações de Comandos em 1977 e o curso de Operações na Selva em 1978. No ano de 1986 cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e, nos anos de 1990 e 1991, a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. De junho de 1995 a junho de 1996 cursou o “United States Army War College”, que é o curso de alta administração, política e estratégia do Exército dos Estados Unidos da América.

É engenheiro civil formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP.

Comandou o Segundo Pelotão Especial de Fronteira, em Ipiranga – Amazonas, a 14ª Companhia de Polícia do Exército, em Campo Grande/MS e o 43º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Cristalina/GO.

Desempenhou as funções de instrutor na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas/SP e na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende/RJ.

Como Oficial de Estado-Maior foi adjunto e chefe da 3ª Seção da 5ª Região Militar/Divisão de Exército, em Curitiba/PR, comandante do Corpo de Alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas/SP, oficial da assessoria 1 do Gabinete do então ministro do Exército e chefe da Seção de Simulação de Combate do Comando de Operações Terrestres. Nos anos de 2001 e 2002 foi Adido Militar à Embaixada do Brasil em Moscou/Rússia.

Foi condecorado com a Ordem do Mérito Militar no Grau de Oficial, a Medalha Militar de Ouro, a Medalha do Pacificador e a Ordem do Mérito da Defesa.

É casado com a Senhora Dora Regina Gondim Cruz e possui três filhos. Foi promovido a General-de-Brigada em 25 de novembro de 2004. (Assessoria)




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/361045/visualizar/