Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 18 de Dezembro de 2004 às 23:02

    Imprimir


O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, e o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart, participaram hoje da inauguração do Assentamento 8 de Abril, na fazenda Corumbataí, em Jardim Alegre. A fazenda foi adquirida pelo Incra em novembro de 2004.

Segundo a Superintendência do Incra no Paraná, podem ser assentadas na área, de 13,8 mil hectares, até 923 famílias de agricultores. Um plano de desenvolvimento vai definir o número exato de famílias que poderão ser assentadas no local. O cadastro e a seleção das famílias já estão prontos. A próxima etapa é a assinatura do termo de compromisso com os assentados.

Atualmente vivem na área 570 famílias e a produção do acampamento, na safra passada, foi de 750 mil sacas de milho, 350 mil de feijão, 50 mil de arroz, além de 80 mil arrobas de algodão e 300 mil toneladas de mandioca (plantada pela primeira vez). As famílias também produzem trigo, girassol, melancia, soja e amendoim, garantindo assim a diversificação da produção. A venda do excedente produzido na fazenda permitiu a aquisição de 115 tratores, 26 caminhões e 18 colheitadeiras.

Segundo o ministro Miguel Rossetto, a inauguração do Assentamento 8 de Abril é uma contribuição para a geração de emprego e renda na região. "A aquisição da fazenda é um esforço do governo federal para resolver a demanda da reforma agrária no Paraná", afirmou. O presidente do Incra, Rolf Hackbart, disse que o assentamento das famílias na fazenda Corumbataí é uma demonstração concreta de que o governo federal está trabalhando para a valorização e a implantação das metas do II Plano Nacional de Reforma Agrária. "Esse assentamento representa a solução de um conflito que dura mais de oito anos no Estado do Paraná", afirmou.

Participaram também da solenidade o governador Roberto Requião e o vice-governador e secretário de Estado da Agricultura do Paraná, Orlando Pessutti, além de diversas autoridades estaduais e da região. De manhã, foi feita a colheita simbólica de feijão no acampamento. Agora à tarde estão sendo realizados vários shows musicais e, à noite, a festa termina com um baile popular.

De acordo com a Assessoria de Imprensa do Incra, para assegurar e ampliar ainda mais a qualidade produtiva do 8 de Abril, está na fase final a contratação de 12 técnicos agrícolas dentro do Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (Ates). Serão assinados dois convênios de Ates, um com a Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e outro com a Cooperativa de Trabalhadores em Reforma Agrária (Contrata). A iniciativa beneficiará mais de 14 mil famílias e garantirá 100% da cobertura de assistência técnica aos 283 assentamentos do Paraná.

O acampamento instalado na Corumbataí também conta com escola da 1ª à 4ª séries do ensino fundamental, onde estudam 260 crianças. Outras 160 crianças cursam da 5ª à 8ª séries do ensino fundamental em escolas de Arapuã e Jardim Alegre. Além disso, os oito professores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) dão aulas de alfabetização de jovens e adultos para 100 alunos.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/363690/visualizar/