Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 17 de Dezembro de 2004 às 22:04

    Imprimir


O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Miguel Rossetto, o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart, e as famílias acampadas na Fazenda Corumbataí (Sete Mil), no município de Jardim Alegre (PR), participam neste sábado da inauguração do assentamento 8 de Abril. A fazenda foi adquirida pelo Incra em novembro de 2004.

Segundo o cálculo preliminar da Superintendência do Incra no Paraná, a área de 13,8 mil hectares pode assentar até 923 famílias de agricultores. Um plano de desenvolvimento vai definir o número exato de famílias que poderão ser assentadas no local. O cadastro e a seleção das famílias já estão prontos. A próxima etapa é a assinatura do termo de compromisso com os assentados.

Atualmente vivem na área 570 famílias e a produção do acampamento, na safra passada, foi de 750 mil sacas de milho, 350 mil de feijão, 50 mil de arroz, além de 80 mil arrobas de algodão e 300 mil toneladas de mandioca (plantada pela primeira vez).

As famílias também produzem trigo, girassol, melancia, soja e amendoim, garantindo assim a diversificação da produção. A venda do excedente produzido na fazenda permitiu a aquisição de 115 tratores, 26 caminhões e 18 colheitadeiras.

O ministro Miguel Rossetto classificou a inauguração do Assentamento 8 de Abril como uma contribuição para a geração de emprego e renda na região.

"A aquisição da fazenda é um esforço do governo federal para resolver a demanda da reforma agrária no Paraná", afirmou.

O presidente do Incra, Rolf Hackbart, disse que o assentamento das famílias na Fazenda Corumbataí é uma demonstração concreta de que o governo federal está trabalhando para a valorização e a implantação das metas do II Plano Nacional de Reforma Agrária (PNRA).

"Esse assentamento representa a solução de um conflito que dura mais de oito anos no estado do Paraná", ressaltou.




Fonte: JB Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/363863/visualizar/