Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 16 de Dezembro de 2004 às 18:01

    Imprimir


A Câmara dos Deputados vai enviar três parlamentares para a Palestina no próximo dia 6 de janeiro. Eles atuarão como observadores internacionais nas eleições presidenciais do país, que ocorrerão no dia 9 de janeiro de 2005.

O deputado federal Carlos Abicalil, PT-MT, irá integrar a comitiva com Jamil Murad, PCdoB–SP e Murilo Zauith, PFL–MS. Os três são integrantes da Liga Parlamentar Árabe-brasileira.

Vários países enviarão observadores para ajudar a garantir a segurança do pleito e evitar qualquer transtorno na escolha do sucessor de Yasser Arafat, que morreu no mês de novembro, em Paris.

As eleições devem contar com o apoio político, técnico e financeiro da Organização das Nações Unidas - ONU.

A União Européia já anunciou o envio de 260 observadores para as eleições palestinas, sendo que 30 deles representarão o Parlamento Europeu. Os ex-presidentes dos Estados Unidos Jimmy Carter e Bill Clinton também manifestaram a intenção de integrar o time de observadores internacionais.

O comitê das eleições palestinas divulgou oficialmente uma lista de dez candidatos ao posto de presidente da Autoridade Nacional Palestina - ANP. Entre eles está Mahmoud Abbas, conhecido como Abu Mazen, atual presidente interino da ANP e considerado favorito na eleição.

Cerca de 71% dos palestinos estão qualificados para votar e 1,3 milhão de pessoas já estão registradas para participar do pleito do dia 9 de janeiro. Os eleitores receberão uma marca de carimbo em uma das mãos para evitar que uma mesma pessoa vote mais de uma vezes.

As eleições palestinas acontecem sob clima de extrema tensão. A comunidade internacional tem solicitado a retirada das tropas israelenses dos territórios palestinos durante as eleições para evitar tumultos, mas ainda não existe o compromisso por parte do governo de Israel para a desocupação militar da região no período.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/364130/visualizar/