Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 16 de Dezembro de 2004 às 07:15

    Imprimir


A análise do ácido ribonucléico da saliva permitiu a uma equipe de cientistas dos EUA detectar pacientes com tumores malignos na região da cabeça e do pescoço. O estudo, um dos primeiros deste tipo, foi publicado nesta quarta-feira.

Os pesquisadores do Centro Jonsson de Câncer, da Universidade da Califórnia em Los Angeles, revelam na revista Clinical Cancer Research que o estudo achou biomarcadores na saliva das pessoas pesquisadas. Esta é a primeira prova que poderia levar a um novo método de diagnóstico e detecção precoce do câncer.

Os pesquisadores usaram quatro biomarcadores de ARN para detectar a presença de câncer na região da cabeça e do pescoço com uma precisão de 91%, segundo David Wong, professor de Biologia e Medicina Oral e diretor da Escola de Odontologia da Universidade da Califórnia.

"Esta é uma nova direção de estudo, que usa um fluido obtido de forma não invasiva, para o diagnóstico de uma doença, em particular o câncer", explicou Wong. "Agora temos que demonstrar a utilidade da saliva para o diagnóstico sistemático de outras doenças, como o câncer de mama".

Habitualmente os pesquisadores do câncer usam soro do sangue e urina em sua busca por marcadores da doença. A saliva contém os mesmos marcadores biológicos que se encontram no sangue, mas em níveis muitos mais baixos.

O desenvolvimento da nanotecnologia, que permite que os cientistas manipulem materiais em uma escala atômica ou molecular, ajudou os pesquisadores a descobrir os componentes da saliva e isto, de acordo com Wong, "mudou tudo".

No estudo, Wong e seus colegas contaram com 32 pessoas com câncer de cabeça e pescoço (na boca, língua, laringe e faringe). Também recrutaram 32 indivíduos da mesma idade e gênero, sem câncer, mas com o mesmo histórico de tabagismo, para que fossem o grupo de controle.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/364309/visualizar/