Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 15 de Dezembro de 2004 às 16:55

    Imprimir


A Escola de Artes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com a Coordenação de Cultura, promove nesta quinta-feira, 16, a mostra "Cantando, ouvido e olhando a arte", que vai apresentar o resultado do trabalho desenvolvido com os alunos durante o ano. O evento será realizado no Teatro Universidade a partir das 19 h. O convite é 1 kg de alimento não-perecível, que poder ser trocado no período da tarde no Teatro.

Três alunas dos cursos das Artes Visuais, que têm como coordenadora Valéria Pereira Moreira, terão seus trabalhos expostos no foyer do Teatro. Íris Nereida Galhardo, Eliane de Arruda Oliveira e Fátima Regina Garcia Picone exibem suas telas, resultantes das aulas de pintura, ministradas pelo renomado artista Benedito Nunes e de desenho artístico, monitorada por Robson Apolo.

Contar histórias é a mais antiga manifestação humana. A riqueza do teatro de bonecos, também da tradição das culturas milenares, aliado a 'contação' de história, faz a aliança perfeita que agrada a todas as gerações e interessa aos profissionais das diversas áreas, especialmente arte-educadores, professores de literatura, terapeutas e atores. Visando o ensinamento desta arte, a Escola de Artes criou o curso 'Vamos contar histórias, com bonecos?' e o resultado poderá ser conferido também nesta noite. Cinco grupos apresentam seus trabalhos.

O primeiro, "Os imperfeitos", encenam "Os Comedores de Palavras", texto de Edimilson de Almeida Pereira e Rosa Margarida Carvalho Rocha (Mazza Edições BH, 2004). Já o segundo grupo, apresentam a tradicional história da "Formiguinha e a Neve". A terceira história da noite é "A fuga do Sapo-Boy", texto criado pelos participantes do grupo, que leva o nome de "Teatro de Balcão". Em seguida, o grupo "A Chave" encena "Um sonho... Família: pai e filho... Presente especial... Fuga... Raiva... Lembranças... Reconhecimentos". O grupo "Poesia" encerra a participação dos "Contadores de História" com o texto "Conversa Informal", poesia de Carlos Drummond de Andrade.

Sonoridade- o talento dos alunos de música poderá ser conferido no recital, que vai reunir clássicos da música brasileira, como "Lua Branca" (Chiquinha Gonzaga), com Augusto de Oliveira Neri no violão, Vitor Augusto V. de Barros no Cavaquinho e Camila dos Anjos Fantin no piano.

Também fazem parte do repertório da noite, com a participação de todos os alunos do curso, "Meditação"; "A Corte na Roça" e "Não Insista, Rapariga", de autoria de Chiquinha Gonzaga; "Lighthy Prow" (Folk Song); "Carruagem de Fogo" (Vangelis); "Olhos Certos" (Fico Santana Cruz / Rodrigo Neto); " Perfídia" (Alberto Domingues); "Brasileirinho" (Valdir Azevedo); "O trem de Ferro" (M. Lúcia Sulivan); "Valsinha da Boneca" (Meyre G. Brum); "Minueto Nº IV" (Bach); "Nossa Canção" (Roberto Carloso); "Gotas de Orvalho" (Mário Mascarenhas); "Estudos em Sol Maior" (Ferdinando Carulli); "O Uirapuru" (Waldemar Henrique); "Prelúdio da 4ª Bachiana Brasileira" (Villa Lobos); "Gavote" (F.J. Gossec); "Twinkle, Twinkle, Little Star/Allegro" (Suzuki); "Ode to Jôy" (Beethoven) e finaliza com um "Pout-Pourri de Natal" . O curso de música conta com a colaboração dos professores de violão, Célio Jonas Monteiro; violino, Francisco Lopes dos Santos Filho e Lígia Machado de Souza; teclado, Hellen Rose R. Gonçalves e Maria Carolina Giarola; piano, Márcia Vialôgo Cunha e Hellen Rose R. Gonçalves e de canto, André Vilani. A coordenação fica por conta de Márcia Vialôgo Cunha.

A Escola - a Escola de Artes da UFMT foi criada em setembro de 2003 pela Coordenação de Cultura da UFMT está sob comando da A maestrina Silbene Perassolo. O principal objetivo oferecer à comunidade intra e extra campus, palestras, oficinas, laboratórios e cursos livres nas diversas áreas da linguagem artística: dança, música, audiovisual, teatro e artes visuais.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/364341/visualizar/