Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 15 de Dezembro de 2004 às 16:22

    Imprimir


A fachada do Arquivo Público do Estado, instalado em um dos prédios mais antigo de Cuiabá, na avenida Getúlio Vargas, ganhou um brilho especial. Na noite de terça-feira (14.12), mais de oito mil pequenas lâmpadas dentro de 300 metros de mangueira foram acesas para iluminar o Patrimônio Histórico e contribuir com o embelezamento da cidade nesse natal.

O Arquivo Público é a mais importante fonte de pesquisa da história colonial, imperial, república e contemporânea de Mato Grosso. Reuni em torno de 15 milhões de documento, o mais antigo deles - uma carta imperial - data de 1636.

De acordo com o secretário de Administração, Geraldo De Vitto, a decoração natalina é uma valorização do lugar que há um ano foi totalmente restaurado pelo Estado com apóio do Banco do Brasil, obra que consumiu R$ 900 mil.

“É uma singela homenagem ao Patrimônio Histórico e uma forma de estimular o espírito natalino no município”, afirmou De Vitto.

Segundo o superintendente do Arquivo Público, José Fernandes de Alencastro, a decoração é uma amostra da nova fase imprimida ao trabalho desenvolvido no órgão. “O prédio é uma obra de arte que não poderia ficar apagada nesse período do ano tão iluminado”, observou José Fernandes.

AGILIDADE - O superintendente informa que nos últimos dois anos, o Governo implementou o gerenciamento e a organização da documentação do Estado. A partir do ano que vem, os trabalhos passam ao estágio mais avançado, como por exemplo o trabalho de Guia de Fundo, que vai estruturar o índice geral de toda documentação arquivada no órgão.

“Esse será um instrumento que fornecerá informações exatas do que temos no acervo do Arquivo”, disse o superintendente.

Além disso, também no próximo ano, a partir de fevereiro, o Arquivo Público entra na era digital: todos os documentos serão microfilmados, após a conclusão dos trabalhos eles serão disponibilizados na internet.

Arquivo Público assumirá também a organização e os trabalhos de microfilmagem dos documentos do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), que também poderão ser acessados pela internet.

“Vamos assinar um convênio com o Detran no ano que vem, o objetivo é facilitar e agilizar o acesso dos usuários às informações do órgão”, observou Fernandes.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/364351/visualizar/