Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 15 de Dezembro de 2004 às 15:10
Por: José Luiz Laranja

    Imprimir


Os deputados Dilceu Dal’Bosco (PFL) e Alencar Soares (PTB) cobraram providências da base governista do PT na Assembléia Legislativa de Mato Grosso, sobre as situações precárias das BR’s 163 (que liga Cuiabá á região norte do Estado) e 070 (inicia no Colégio Técnico Agrícola São Vicente sentido á Barra do Garças). Segundo os parlamentares, há trechos críticos nessas duas rodovias que o trânsito está praticamente inviável e até o momento o Governo Federal não se manifestou sobre o assunto.

Nesta semana, o deputado Dilceu Dal’Bosco (PFL) tomou a iniciativa e esteve reunido com o coordenador da 11ª Unidade Nacional de Infraestrutura Terrestre (Unit), Sinézio Nunes de Oliveira, solicitando providências emergenciais para a BR-163, para o trecho de 120 quilômetros entre os municípios de Sinop á Santa Helena. A Unit (órgão ligado ao DNIT- Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre) é a unidade responsável pela manutenção e reparos das BR’s no estado de Mato Grosso.

“Vamos aguardar por quinze dias, que é o prazo dado pelo Dnit, para ver se a recuperação daquele trecho (120 quilômetros) se inicie através da empresa contratada pelo órgão”, explicou Dal’Bosco, dizendo também que a licitação já ocorreu e foi enviada à Brasília para iniciar as obras.

De acordo com o deputado, o prazo de quinze dias é longo devido á precariedade da BR naquele trecho, no entanto, garante que vai aguardar o início dos trabalhos. Dilceu pede urgência na recuperação da rodovia e cita como exemplo os reparos feitos no trecho entre o Posto Gil ao município de Nova Mutum realizados neste ano, quando o Governo Estadual em parceria com as prefeituras locais, “praticamente reconstruíram aquele trecho”.

Preocupado com a situação da BR, o deputado também manteve contato com o secretário estadual de Infra-estrutura, Luis Antonio Pagot, e caso as obras de recuperação entre os municípios de Sinop á Santa Helena demore mais que quinze dias, Dilceu propôs que o Governo Estadual junto com as prefeituras de Sinop, Santa Helena, Itaúba e Terra Nova do Norte firmem parcerias para a recuperação dos 120 quilômetros.

“O Pagot (Luis Antonio) me prometeu que não haverá problema algum para resolver esse impasse e ele (secretário) já me autorizou a manter contato com essas prefeituras para iniciar as obras”, lembrou o parlamentar, salientando ainda que as prefeituras entrariam com a mão-de-obra e o governo com o material e maquinários.

Por outro lado, nos 80 quilômetros da BR-070, trecho que liga Primavera do Leste á Sete Placas, Alencar Soares explica que os motoristas podem ficar sem ligação com a região do Araguaia.

“É lastimável com se encontra aquele trecho e não podemos ficar de braços cruzados. Temos que encontrar uma saída urgente e a única solução é uma reunião com nossos parlamentares em Brasília”, argumentou o deputado que transita pela BR constantemente.




Fonte: Da Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/364371/visualizar/