Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 15 de Dezembro de 2004 às 13:48

    Imprimir


Os problemas comerciais entre Brasil e Argentina se devem à velocidade do processo de integração do Mercosul, disse nesta quarta-feira o chanceler brasileiro, Celso Amorim.

Assim, o ministro minimizou as divergências entre os dois maiores membros do Mercosul, ao abrir hoje em Belo Horizonte um fórum de empresários do bloco, que também é formado por Paraguai e Uruguai, tem Chile, Bolívia e Peru como associados e negocia com México e Venezuela.

O encontro se enquadra na Cúpula do Mercosul, que na sexta-feira reunirá os presidentes dos países do bloco e seus associados na cidade de Ouro Preto, a 100 quilômetros de distância.

Amorim disse que gostaria de transmitir uma mensagem de confiança aos empresários, porque as dificuldades, para ele, são conseqüência da intensidade das relações dos países do Mercosul.

O chanceler tentou minimizar os mais recentes problemas com a Argentina, que agora pretende impor no Mercosul uma política para proteger seu mercado das exportações brasileiras.

Segundo Amorim, esses problemas são conseqüência da velocidade de um processo de integração, que disse ser um modelo. E destacou o espaço que o Mercosul ganhou no mundo, afirmando que atualmente vários países querem fazer negócios com o bloco.

O chanceler enalteceu os passos que estão sendo dados para a integração da América do Sul e só lamentou que isso não tenha sido feito antes.

Amorim afirmou que se a Comunidade Sul-americana, que começou a ser planejada recentemente, tivesse nascido há três ou quatro anos facilitaria a negociação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e o tratado com a União Européia (UE)", ainda em negociações.

"Estamos diante de um processo de integração muito grande e, pela primera vez, falamos de uma integração real, que nos fará mais fortes no mundo", afirmou Amorim, que presidirá as reuniões dos chanceleres do Mercosul, anteriores à cúpula de sexta-feira.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/364402/visualizar/