Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 15 de Dezembro de 2004 às 09:55

    Imprimir


Administrado antes das cirurgias em casos de câncer de mama, o remédio anticancerígeno paclitaxel melhora a eficácia terapêutica e permite que, em uma a cada duas pacientes, evite-se a retirada do seio. A revelação, que será divulgada na edição de 15 de dezembro do Journal of Clinical Oncology, tem como base em um estudo do Instituto Curie de Paris.

O paclitaxel - um taxane - administrado em associação com a doxorubicina antes da operação reduziu o tamanho do tumor em 89% das pacientes, contra 70% na combinação de referência até então, permitindo um tratamento tradicional em 58% das afetadas, contra 45%.

"Esta molécula, utilizada até agora no estágio avançado da doença, pode ser ministrada no futuro antes da intervenção para diminuir o tamanho do tumor e aumentar, assim, o número de pacientes que podem se beneficiar de um tratamento conservador", ressaltaram os médicos.

A pesquisa foi realizada com 200 pacientes que não podiam se submeter a um tratamento convencional. Para o câncer de mama, a terapia atual mais usada em quimioterapia coadjuvante - antes do tratamento local do tumor - é uma combinação de duas moléculas, a doxorubicina e ciclofosfamida.

Atualmente, há dois tipos de taxanes disponíveis: o paclitaxel e o docetaxel, alcalóides derivados do teixo. Estas moléculas detêm a divisão celular e são utilizadas no tratamento de tumores mamários (carcinomas) com metástase e câncer de brônquios. O paclitaxel também é usado, sozinho ou combinado com uma platina, no tratamento do câncer de ovário com metástase.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/364489/visualizar/