Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 15 de Dezembro de 2004 às 07:19

    Imprimir


A Nasa enviará ao espaço no próximo dia 12 de janeiro a sonda Impacto Profundo, que viajará por seis meses e será destruída ao se chocar com o núcleo do cometa Tempel 1. De acordo com a agência espacial norte-americana, um dos objetivos da missão é compreender a estrutura do núcleo dos cometas, que seriam constituídos por materiais residuais da formação do sistema solar e não se modificam em bilhões de anos. As autoridades da Nasa disseram nesta terça-feira que o fim da viagem será em 4 de julho, Dia da Independência dos EUA, e o impacto da nave contra o cometa a cerca de 37 mil quilômetros por hora poderá ser visto a olho nu da Terra. A sonda tem apenas um metro de diâmetro, 372 quilos de peso e está coberta de cobre. Ela se desintegrará sobre a superfície do cometa, num impacto que abrirá uma cratera de aproximadamente seis quilômetros.

"No mundo da ciência, isto seria o equivalente astronômico do choque de um avião Jumbo contra um mosquito", disse Don Yeomans, cientista do projeto no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa, em Pasadena, na Califórnia. "Esta será uma missão emocionante. Todos presenciaremos o momento em que a sonda Impacto Profundo causará os primeiros fogos de artifício do homem no espaço e bem no dia da independência de nosso país", disse Rick Grammier, gerente do projeto no JPL.

Mas, antes dessa conflagração, a nave captará as principais características geológicas de Tempel 1, disse o astrônomo Michael A'Hearn, principal pesquisador da equipe do Impacto Profundo. Para isso, utilizará as câmaras fotográficas mais potentes já usadas na pesquisa espacial, afirmou. "Sabemos muito pouco sobre a estrutura do núcleo de um cometa e precisamos de equipamentos excepcionais para captar o acontecimento", disse A'Hearn.

Além disso, a colisão cósmica será observada pelos três telescópios da Nasa em órbita terrestre: Spitzer, Hubble e Chandra.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/364539/visualizar/