Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 14 de Dezembro de 2004 às 13:44

    Imprimir


A desobstrução do livre comércio entre os países integrantes do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) é uma das tendências a serem solucionadas durante a reunião de cúpula do bloco em Belo Horizonte e Ouro Preto (MG). O coordenador nacional do Mercosul pelo Brasil, embaixador Luiz Felipe de Macedo Soares, disse na noite de segunda-feira (13) que esse é um dos temas mais importantes e também o mais complicado em discussão na 17ª reunião do Conselho do Mercado Comum, iniciada ontem.

O principal ponto em discussão é a redução da dupla cobrança da Tarifa Externa Comum (TEC), instrumento que regulamenta as importações dos países integrantes do Mercosul. "Para chegar ao fim da dupla cobrança da TEC, o mais importante é estabelecer um controle único dos bens e unificar a arrecadação aduaneira", disse o embaixador Macedo Soares.

Além das propostas de criação de um fundo para financiar o desenvolvimento em países com economias mais assimétricas do bloco, como Uruguai e Paraguai, também estão adiantadas as conversas para a liberalização do comércio de serviços entre os países do Mercosul. Paralelamente ao encontro do bloco, também seguem as negociações com a Índia e os integrantes da União Aduaneira da África Austral. Segundo o embaixador Macedo Soares, a conclusão de acordos de preferência tarifária acontecerá ainda esta semana. Com os países africanos estão em pauta as reduções tarifárias de dois mil produtos.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/364683/visualizar/