Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 13 de Dezembro de 2004 às 19:05

    Imprimir


O vice-presidente José Alencar disse nesta segunda-feira que o comandante-geral da Aeronáutica, Luiz Carlos da Silva Bueno, vai investigar as denúncias apresentadas ontem pela Rede Globo sobre a suposta destruição de arquivos da ditadura militar na Base Aérea de Salvador (BA). "O comandante quer fazer uma investigação, e de minha parte ele está autorizado a fazê-lo", disse Alencar.

Segundo a reportagem, 78 documentos referentes ao período entre 1964 e 1994 teriam sido queimados há cerca de quinze dias na Base Aérea de Salvador. A reportagem mostrou imagens do terreno onde, supostamente, foi feita a queima do arquivo.

A reportagem afirma que, entre os documentos incinerados, o mais antigo seria um relatório do serviço secreto da Aeronáutica de 17 de julho de 1964 com a reprodução de uma análise do Partido Comunista Brasileiro sobre o golpe militar. O mais recente, segundo a TV Globo, seria uma ficha de uma pessoa espionada em março de 1994 por participar da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários de Salvador.

Em nota oficial enviada à rede de televisão, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica disse que os "documentos oficiais de inteligência" estavam no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e foram queimados em incêndio ocorrido em 1998.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/364890/visualizar/