Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 08 de Dezembro de 2004 às 17:14

    Imprimir


O médico austríaco citado hoje pelo jornal The Times negou que tenha confirmado que a doença que desfigurou o candidato da oposição à presidência da Ucrânia, Viktor Yushchenko, tenha sido causada por envenenamento. Apesar de afirmar que sua equipe trabalha com três hipóteses sobre sua doença e as três possuem indícios de envenenamento, ela, Nikolai Korpan explicou que "a possibilidade de um envenenamento não foi provada nem descartada".

Segundo ele, um exame médico seria necessário para confirmar algumas das três possibilidades, senão a dúvida sobre a doença continuará. As declarações teriam sido feitas à agência austríaca APA no mesmo dia em que o The Times publicou que Korpan confirmou que o envenenamento seria a causa da doença que causou a deformação do rosto do ucraniano.

Citando o médico, o Times assinalou que especialistas da Grã-Bretanha, Estados Unidos e França determinaram que Viktor Yushchenko foi vítima de um agente biológico, de um agente químico ou mais provavelmente de um veneno raro.

Em tom ambíguo, Korpan disse não descartar um caso de intoxicação deliberada, mas acrescentou que é impossível detectá-la ao certo, já que determinadas substâncias biológicas como algumas dioxinas desaparecem sem deixar vestígios sete horas após serem ingeridas.

O médico explicou que só será possível identificar a causa da doença de Yushchenko com a sua presença. O líder da oposição está preparando a repetição do segundo turno presidencial na Ucrânia. Dessa forma, tudo isso não passa de especulações, segundo ele.

"Para poder estabelecer sem qualquer dúvida a razão da deterioração física de Yushchenko, é necessário que ele volte à clínica", afirmou. O médico se disse em contato permanente com Yushchenko, mas sua viagem a Viena para reiniciar o tratamento depende da situação política da Ucrânia.

O diretor da clínica vienense, Michael Zimpfer, expressou-se no mesmo sentido em declarações ao canal de televisão N24, ao afirmar que até o dia de hoje não havia sinais seguros de um potencial envenenamento. Segundo Zimpfer, o que havia eram sintomas teóricos de um envenenamento.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/365533/visualizar/