Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 08 de Dezembro de 2004 às 09:54
Por: Karoline Garcia

    Imprimir


O Orçamento estimado para a prefeitura de Cuiabá em 2005 caiu de R$ 526 milhões para R$ 515 milhões, após as alterações feitas pelo equipe de transição do futuro prefeito, Wilson Santos (PSDB). A equipe do prefeito eleito teve pelo menos duas semanas para fazer suas considerações e, com atraso, fez a entrega ao prefeito Roberto França (PPS). Na próxima quinta-feira, França encaminha ao legislativo municipal.

Entre os pontos alterados pela equipe do tucano estão a garantia de recursos para a criação da futura Secretaria de Defesa e Cidadania. Ou seja, Santos já incluiu no orçamento 2005 verbas para o início da implantação da Guarda Municipal, prevista para junho do ano que vem, e também para a implantação de câmeras de vídeo em ruas da capital.

Para a Educação, Santos priorizou a pré-escola garantindo recursos para a área e, ainda, para a Saúde deu prioridade para a saúde preventiva com recursos destinados à ampliação do Programa Saúde da Família (PSF).

Mesmo com estas prioridades, a redução no orçamento é apontada como significativa e a principal causa é a reforma administrativa. “Houve economia na reserva de contingência assim será possível investir em outras áreas”, afirmou.

O atraso na entrega do Orçamento foi justificado pelo tucano ao presidente da Câmara ontem pela manhã. Segundo Luiz Marinho, o atraso não irá interferir na votação do Orçamento pois além do tempo ser suficiente, os vereadores já conheciam a peça. “Vamos nos focar mais nas alterações feitas pelo futuro prefeito. Teremos que reunir o corpo técnico da Câmara, da prefeitura e de Wilson, no mais, não haverá problemas”, considerou.

O vereador petista reeleito Domingos Sávio disse que irá propor que uma equipe de Santos acompanhe os trabalhos da Câmara. Segundo ele, não está havendo um esclarecimento adequado sobre as alterações que vem sendo feitas pela futura gestão. “O ideal seria que fossem feitas audiências públicas para maior esclarecimento não só a nós vereadores mas também a população”, disse Sávio.

REFORMA – A reforma administrativa proposta por Wilson Santos, e que tem rendido críticas por parte de alguns setores, recebeu parecer favorável e entra na pauta da sessão de quinta-feira (9/12). De acordo com Luiz Marinho, os vereadores já estão analisando a proposta desde que foi entregue, no dia 30 de novembro. “Teremos que analisar a questão técnica e constitucional da reforma apenas. Acredito que serão propostas algumas emendas em aspectos técnicos mas deverá ser aprovada sim”, explicou.

O petista Domingos Sávio considerou que as mensagens do Executivo “estão chegando em cima da hora e que não há tempo para analisá-las”. Ele criticou os colegas vereadores que não têm comparecido às sessões, o que estaria atrasando o andamento das votações. “Depois vão propor duas a três sessões por dia para agilizarem o andamento. Temos muitas matérias importantes que teremos que votar atropelados”, disse o vereador, lembrando que quase 70% dos futuros vereadores foram reeleitos e que “certamente irão aprovar a reforma de Santos”. Pelo menos dez matérias que foram enviadas pelo executivo ainda não foram votadas.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/365651/visualizar/