Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 07 de Dezembro de 2004 às 18:39
Por: Joana Dantas

    Imprimir


O embaixador do Chile no Brasil, Osvaldo Puccio Huidobro, em visita nesta terça-feira (07.12) ao secretário de Projetos Estratégicos, Cloves Vettorato, informou que seu país está elaborando uma programação diplomática para recepcionar e facilitar o acesso da caravana da Expedição Estradeiro 4 no território chileno. Segundo Puccio, as autoridades chilenas vão recepcionar a delegação mato-grossense na fronteira do país. Ele está agendando reuniões nas quais serão apresentadas suas potencialidades, condições de infra-estrutura e as vantagens de uma futura parceria com Mato Grosso. “Mato Grosso e Chile têm coincidências estratégicas. Acreditamos que o Chile seja uma importante saída ao Pacífico [oceano] para os produtos mato-grossenses pelo Arica e Iquique, portos com instalações modernas. É possível esse relacionamento comercial, mas não só isso, a relação de troca é viável também do ponto de vista cultural, educacional e de turismo”, afirmou o cônsul. O embaixador vai apresentar em breve a proposta de programação das visitas durante a passagem da delegação pelo Chile. “Estamos muito entusiasmados, pois será uma oportunidade de conversarmos sobre os interesses comuns. O cônsul se mostrou solícito em fazer que nossa passagem tenha toda facilidade diplomática, e que os encontros empresariais e políticos nas cidades de Arica e Iquique obtenham resultados positivos”, ponderou Vettorato.

Durante a visita De Puccio foram identificados alguns entraves, como o da entrada da carne mato-grossense ao país, devido a pequenos detalhes burocráticos, que podem ser resolvidos durante conversas com as autoridades chilenas.

Vettorato afirma que os preparativos do Estradeiro 4 estão praticamente concluídos só faltando organização dos assuntos pormenores. “Já fechamos a formatação macro da programação, agora só restam os detalhes como reserva em hotéis, horários das reuniões entre outros”, informou.

O Estradeiro internacional ocorrerá entre os dias 22 a 31 de janeiro de 2005, vai passar pelas cidades de Santa Cruz de La Sierra e La Paz na Bolívia, Peru e Chile, retornando para a capital da Bolívia, Santa Cruz de La Sierra, com término na cidade de Corumbá (MS), onde acontecerá um seminário para tratar da logística multi-modal entre os países visitados e os dois Estados fronteiriços.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/365769/visualizar/