Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 06 de Dezembro de 2004 às 08:10
Por: Severino Motta

    Imprimir


O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), oficializou, pela primeira vez junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), denúncias de crimes eleitorais em 34 municípios. Segundo o coordenador do movimento, Antônio Cavalcante Filho, o Ceará, o documento encaminhado deve chegar às mãos do corregedor eleitoral, desembargador Paulo Lessa. O objetivo da ação, segundo Ceará, é solicitar celeridade no julgamento dos processos em primeira instância.

O coordenador explicou que um encontro com representantes de diversos municípios foi realizado na Ordem dos Advogados do Brasil - seccional de Mato Grosso (OAB-MT) no último dia três de novembro. “Todo ele foi gravado e a partir da degravação das fitas nós construímos um relatório”, disse. “Muitos colegas do interior estão reclamando da demora no julgamento dos processos em primeira instância e nós queremos que a Lei 9840/99 permite que os infratores sejam punidos não mais por um crime comum, mas sim eleitoral, e tenham seus cargos cassados com a rapidez necessária”, completou.

Ceará também revelou que há mais ou menos 10 dias representantes do movimento estiveram com o procurador Paulo Rocha, solicitando a disponibilização de promotores nas cidades onde muitos processos estão em andamento. “Em Itiquira, por exemplo, o promotor também cuida de outra cidade e parece não estar com a disponibilidade para encaminhar os processos, por isso solicitamos mais promotores para o procurador”.

Além do documento das 34 cidades, o MCCE está editando uma fita com gravações de supostos crimes eleitorais em diversos municípios. “Para que a população possa ver os melhores momentos dos crimes eleitorais de Mato Grosso”, brincou Ceará. Os municípios protocolados ontem são: Colíder, Sapezal, Rosário Oeste, Chapada dos Guimarães, Sinop, Torixoréu, Porto Esperidião, Vila Rica, Barra do Garças, Cuiabá, Ribeirãozinho, Novo Mundo, Canarana, Matupá, General Carneiro, Apiacás, Cotriguaçu, Nortelândia, Acorizal, Santo Antônio do Leverger, Alto Garças, Nova Nazaré, Rondonópolis, Nova Canãa do Norte, Luciara, Jaciara, Novo Santo Antônio, Sorriso, Itiquira, Campo Verde e Rondolândia.

Com exceção de Poxoréu, Quatro Marcos, Araputanga, Dom Aquino, Primavera e Santa Carmen, onde os prefeitos eleitos já foram cassados pela Justiça Eleitoral.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/366109/visualizar/