Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 05 de Dezembro de 2004 às 11:37

    Imprimir


As cooperativas de crédito, apesar de prestarem serviços como um banco normal, têm algumas diferenças básicas das demais instituições financeiras como, por exemplo, as sobras. O que na iniciativa privada é lucro, nas cooperativas é chamado de sobra e é dividida entre todos ao final de cada exercício. Enquanto nos bancos privados algumas pessoas têm o controle acionário, dividindo entre si os lucros e tomando as decisões independentemente dos clientes; na cooperativa os associados são donos e têm direito a voto.

O presidente da Central Sicredi Mato Grosso, João Carlos Spenthof, explica que o conceito da cooperativa é mais visando o social, o econômico e o educativo. Ao contrário dos bancos, que são empresas e visam lucro. "As cooperativas são uma sociedade de pessoas, prestam serviços financeiros, facilitando o acesso a eles e objetivam diminuir as desigualdades sociais", ensina.

As cooperativas são ainda reguladas por duas leis, a cooperativista e a bancária, além de serem fiscalizadas por seus conselhos fiscais e pelo Banco Central.(VCS)




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/366179/visualizar/