Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 05 de Dezembro de 2004 às 10:48
Por: Valéria Cristina da Silva

    Imprimir


A perda de liquidez que ocasionou o fechamento temporário das cinco unidades da Cooperativa de Crédito Rural Pantanal não é uma situação comum. Segundo o presidente da Central das Cooperativas de Crédito de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (Central Sicoob MT/MS), Jadir Giroto, nunca aconteceu nada desse porte no sistema. A Pantanal, que estava filiada ao Sicoob há pouco mais de um ano, foi descredenciada no dia 30 de novembro, após constatação da perda de liquidez ocasionada por um suposto desvio de recursos de aproximadamente R$ 1 milhão.

Outra central que engloba cooperativas de crédito em Mato Grosso e outros Estados do país é a Sicredi. Para o presidente da Central Mato Grosso, João Carlos Spenthof, o caso da Pantanal não deve afetar a credibilidade das cooperativas de forma geral, principalmente as pertencentes ao sistema Sicredi, conforme defende ele. "Nós estamos estruturados, temos liquidez e isso nunca aconteceu com a marca Sicredi", frisa Spenthof.

Ele destaca ainda que a segurança de seus associados está garantida por meio dos mecanismos de prevenção estabelecidos pelo Sicredi. Spenthof diz que as auditorias são rigorosas, assim como a seleção das pessoas que vão trabalhar. Além disso, a central mantém um fundo garantidor que cobre 100% do valor dos depósitos e ainda tem autonomia para destituir os membros da diretoria, se for o caso.

A Cooperativa de Crédito Rural do Pantanal, criada há mais de 12 anos em Poconé, chegou a fazer parte do sistema Sicredi por um tempo, mas há cerca de um ano e meio havia se filiado ao sistema Sicoob, do qual foi descredenciada agora. De acordo com as informações do presidente da Central Sicredi Mato Grosso, João Spenthof, a Pantanal, que se chamava no início Credipan, não chegou a ser descredenciada do sistema Sicredi, mas saiu por conta própria.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/366186/visualizar/