Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 05 de Dezembro de 2004 às 09:58

    Imprimir


A Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB) estará atenta para toda e qualquer manobra que possa permitir o nepotismo dentro do Poder Judiciário. Inclusive, fiscalizando as listas de contratações. “E esse trabalho deverá ser realizado em todas as subseções do Estado” – exortou o presidente da Ordem, Francisco Faiad, ao tratar do tema referente à reforma do Judiciário, em fase de aprovação pelo Congresso Nacional.

Por muitos anos, os integrantes do Poder Judiciário são acusados de contratação de parentes para exercer cargos de confiança. Para disfarçar a prática, parentes eram contratados por outros gabinetes. “Há casos de pessoas que eram contratadas para trabalhar numa comarca com um magistrado sendo parente de um magistrado e o parente desse magistrado que contratou trabalhando com outro. Uma troca de favores” – explicou.

O fim do nepotismo, com a vedação de contratação de parentes até o terceiro grau, consta na reforma do Judiciário, o que, na avaliação de Faiad, é um grande avanço, embora necessite de fiscalização. O presidente da OAB considerou a reforma boa, embora longe daquilo que a classe dos advogados gostaria que fosse aprovado. “Mas já avançamos em alguma coisa” – disse, referindo-se ao controle externo da magistratura.

Outro tema importante da reforma diz respeito ao fim das férias forenses. Faiad destacou que este ano só haverá um recesso no Judiciário, que vai do dia 20 ao dia 2 de janeiro. “Temos informações, inclusive, que os juízes estão marcando as audiências para o mês de janeiro tanto na Capital como no interior” – destacou.




Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/366192/visualizar/